Náutico

NÁUTICO

De volta à titularidade no Náutico, Bérgson reconhece déficit físico e é cobrado por Gallo

Treinador exalta importância que jogador pode ter, mas espera volta do ritmo ideal

postado em 31/05/2016 10:15 / atualizado em 31/05/2016 10:12

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/Esp. DP
Bérgson voltou a experimentar a titularidade do Náutico na rodada passada da Série B. Afastado do time desde fevereiro, quando sofreu uma lesão no pé esquerdo, o jogador agora visa à permanência entre 11 principais. No 5 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, na Arena Pernambuco, teve uma atuação discreta, embora coroada com um gol de pênalti. Mas ele afirma que pode render mais. É isso que o técnico Alexandre Gallo espera. Sustentando um esquema que exige uma recomposição rápida da equipe quando está sem a posse de bola, o treinador quer que o atleta melhore fisicamente para poder fazer estes movimentos com mais naturalidade e não prejudicar jogo coletivo do Timbu.

Escalado diante do Sampaio numa posição mais recuada que a de costume, essa demanda de ajudar na marcação passou a ser ainda mais obrigação de Bérgson no time. Devido à contusão que o afastou de partidas oficiais por mais de três meses, o meia-atacante reconhece que ainda não está 100% para cumprir à risca tais obrigações táticas impostas pelo treinador. Entende, porém, que a sua evolução será gradual.

"Obviamente, me falta um pouco de ritmo. Um pouco não, bastante. Foram mais de cem dias parado. Gallo exige muito uma recomposição rápida. Acho que isso vem só com o dia a dia. Como a gente não tem muito tempo para treinar, é no jogo que a gente vai melhorando", pontuou Bérgson.

Indo para o seu segundo jogo consecutivo como titular e terceiro nesta Segundona (antes de voltar à titularidade foi acionado no segundo tempo de Náutico 3 x 2 Vila Nova, em 17 de maio, quando acabou expulso), Bérgson se diz mais confiante depois de ter voltado também a balançar as redes. "O último gol foi contra o Central. É bom marcar de novo. Estou feliz em ter marcado", disse, lembrando a vitória por 2 a 0 do Timbu sobre a Patativa, em 5 de fevereiro, no Lacerdão.

Gallo não deixa de exaltar as qualidades de Bérgson. Enxerga-o como peça fundamental em seu esquema tático. Sobretudo se estiver numa condição física melhor que a atual. "Ele é um jogador importante para a gente. Além da técnica, tem muita velocidade, um poder de finalização muito bom de média distância. É um jogador que passa a ser fundamental para o nosso trabalho. Temos que melhorar a sua questão física com a continuidade de jogos. Acho que, gradativamente, ele vai melhorando. Até para termos uma recomposição um pouquinho mais rápida", falou o comandante.