Palmeiras

PALMEIRAS

Mesmo humilhado, Verdão ainda faz campanha melhor do que quando caiu

Campanha nesse campeonato é melhor que as de 2002 e 2012

postado em 22/09/2014 20:39

Gazeta Press

O palmeirense viveu nesse domingo uma das maiores vergonhas da história alviverde ao perder de 6 a 0 para o Goiás. Mas o time, tido por muitos torcedores como o pior em 100 anos de fundação do clube, mesmo humilhado e na última posição do Campeonato Brasileiro, ainda realiza uma campanha melhor do que as que culminaram no rebaixamento da equipe, em 2002 e 2012.

André Lucas Almeida/Futura Press


No momento, foi disputado pouco mais de 60% do torneio. Neste mesmo período, em 2002, o Verdão também ocupava a lanterna, mas tinha somente 26,66% de aproveitamento, já que havia somado apenas 12 dos 45 pontos possíveis.

Há dois anos, na última queda para a segunda divisão, exatamente na 23ª rodada, o Palmeiras estava em antepenúltimo, mas com 20 pontos, um aproveitamento de 28,98% dos 69 pontos que poderia ter conquistado.

Na temporada de seu centenário, até agora, o clube tem 22 pontos, um aproveitamento de 31,88%. Mesmo na última posição, está a dois pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Em 2012, embora estivesse em antepenúltimo, a distância para sair da faixa da degola era de cinco pontos.

A aproximação com quem não está nas quatro últimas posições é uma das poucas razões para o palmeirense se motivar. Por conta disso, fica possível sair da zona de rebaixamento já na próxima rodada caso a equipe vença o Vitória na quinta-feira, no Pacaembu, e ocorra uma combinação de resultados que pode até levar o Verdão à 14ª colocação.

De qualquer forma, o aproveitamento atual de 31,88% está longe de ser o necessário para se salvar da terceira passagem pela Série B. Levando-se em conta somente os anos em que o Palmeiras caiu, times com 36% de aproveitamento não tiveram pontos suficientes para ficar na primeira divisão.