Seleção

COPA DO MUNDO

Levy Fidélix cai em corrente falsa da internet e anuncia: 7 x 1 foi comprado

Ex-candidato a presidente da República republicou "denúncia" de Gunther Schweitzer em sua página oficial no Facebook

postado em 21/07/2017 14:09 / atualizado em 21/07/2017 14:10

Divulgação
O candidato a presidente da República nas últimas duas eleições Levy Fidélix usou sua conta oficial em uma rede social para afirmar que a semifinal da Copa do Mundo de 2014, entre Brasil e Alemanha, "foi comprada". Segundo ele, todos os jogadores receberam uma quantia para entregar o jogo para os alemães. O problema é que o político utiliza como argumento o texto de uma corrente falsa que circula na internet desde 1998, quando a Seleção perdeu para a França.

A publicação de Fidélix é uma cópia de um conteúdo veiculado pelo site Juntos pelo Brasil. O texto afirma que o FBI (Departamento Federal de Investigação), dos Estados Unidos, lidera a investigação que pode "acabar com a vida profissional de muitos jogadores brasileiros reconhecidos pelos torcedores". A página é da Ethernize Produções, mesma administradora do portal Brasil Verde Amarelo, que ficou conhecido por distorcer e inventar informações sobre a Lava-Jato

 
O texto é mais um do autor ficcional Gunther Schweitzer, um suposto diretor de redes de TV disposto a denunciar esse tipo de ação. A versão da Copa de 2014 aponta que Neymar teria forjado a lesão diante da Colômbia, na partida de quartas de final, por não concordar com o "pacto". O texto também levanta a possibilidade de que não era o jogador do Barcelona nas imagens do hospital em Fortaleza, onde o atleta recebeu o diagnóstico de que estava fora da competição.

Levy Fidélix ficou conhecido nas últimas eleições presidenciais por declarações polêmicas e causar bate-boca entre os candidatos. Ele chegou a ser multado por declarações homofóbicas em um debate do pleito em 2014. Até a publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa Fidélix não havia comentado o assunto.