Velocidade

Rali

Piocerá encerra 28ª edição no litoral cearense com histórias de superação

postado em 30/01/2015 21:11 / atualizado em 31/01/2015 20:42

Sílvia Mendonça

Doni Castilho/Vipcomm

“Ah, meu sertão véio sofredô”, já cantava Luiz Gonzaga, com o perdão dos clichês, ao descrever a terra que seria tomada por motos, quadriciclos, UTVs, carros 4×4 e bikes nesta última semana, ao sediar a 28ª edição do rally Piocerá. A competição, que atravessou o Piauí até o litoral cearense entre os dias 27 e 30 de janeiro, reuniu 495 participantes e percorreu mais de mil quilômetros em desbrave de trilhas e paisagens inesperadas, poucas vezes apreciadas pelos olhos desavisados de quem passa pela região. A forte seca que acomete o Nordeste nos últimos anos ficou evidente durante as provas. Açudes vazios, riachos secos, poeira alta e sol de rachar acompanharam os competidores em todas as etapas. Em contrapartida, novos fãs surgiam – acenando sorridentes – a cada povoado interiorano em que passavam.

Mais técnicas do que nunca, as provas do Piocerá 2015 testaram a habilidade dos competidores ao limite. Antes mesmo de começar, o idealizador e diretor geral do evento, Ehrlich Cordão, os alertou sobre a complexidade dos trajetos que estavam por vir. Promessa feita e cumprida. Já no primeiro dia de provas, um carro abusou na curva em um balaio mais estreito e tombou. Sem maiores gravidades, a competição seguiu de Teresin/PI rumo às cidades de Pedro II/PI, Altos/PI, Crateús/CE, Quixeramobim/CE, Quixadá/CE e, por último, Beberibe, no tão esperado litoral cearense.

A revelação deste ano foi a modalidade bikes. A procura por parte dos ciclistas foi tão grande, que 150 atletas conseguiram entrar na disputa – inicialmente, eram oferecidas apenas 100 vagas. E enganam-se os que pensam que rally é esporte exclusivo dos homens. Apesar de ainda pouco disseminado ente as mulheres, esta edição contou com 20 inscritas – a maioria ciclistas. Joana Eleodora Nóbrega, de Fotaleza/CE, foi a grande vencedora da categoria Elite Feminino – esta é a quarta vez que ela participa do Piocerá. “É uma alegria começar o ano campeã de um rally tão bem qualificado”, conta. A piauiense Carmem Castro também entrou na competição e destaca o quanto o mountain bike cresceu no Brasil. “Hoje em dia, temos brasileiras entre as melhores do mundo. Nas competições que participo, há dois anos você tinha cinco inscritas, agora vemos 20, 30, sempre um número crescente de mulheres”, observa.

Superação

Primeiros colocados à parte, o grande destaque do Piocerá deste ano foi Francisco Pereira Junior, de 33 anos, mais conhecido como Bombom pelos demais competidores. Bombom pesa, atualmente 149kg, mas já chegou à marca dos 170kg. “O ciclismo resgatou minha vida”, conta. O apelido surgiu há um ano e meio, quando ele começou a andar de bicicleta. “Estava em uma competição e um cara me chamou de ‘bombom de baleia’, fiquei com raiva e desci para tirar satisfação. Mais tarde ele continuou com a piada e alguém filmou. Daí pegou, né?”, lembra. Apesar de não ter gostado, na época, hoje o apelido é visto carinhosamente. Durante as provas, por onde passava ele ouvia mensagens de encorajamento.

A história de Bombom é ainda mais surpreendente. De 2003 a 2007, ele era atleta nacional de judô de alta performance, pesava 60kg e tinha 5% de gordura corporal. Infelizmente, foi obrigado a deixar a carreira atlética de lado para ajudar a família, de origem humilde. A partir daí, os cuidados com a saúde foram esquecidos. Engordou mais de 100kg, foi diagnosticado com hipertensão e levou um susto. Quando decidiu voltar à ativa, encontrou no ciclismo o acolhimento que buscava. Contratou dois personal trainers, mudou a dieta, perdeu 23 kg e 27cm de barriga. “O ciclismo acolhe você e proporciona uma sintonia indescritível com a natureza. Quando você desce uma ladeira, esquece ansiedade e estresse”.

Confira os ganhadores das principais modalidades da 28ª edição do Piocerá:

Motos - Master: Wesley Macedo, do Piauí
Quadriciclos - Graduado: Artur de Carvalho Junior, do Maranhão
UTV - Graduado: Lucas Barroso e Vinícius Silva, do Ceará
Carros 4x4 - Master: Renato Martins e Enedir Silva Junior, de Minas Gerais
Bikes - Elite: Lindomar Ferreira, Piauí