Basquete

Novo Basquete Brasil

É dia de decisão! UniCeub/BRB encara Bauru em confronto direto pelo G-4 do NBB

Terceiro colocado da liga, time do DF recebe o quarto no ginásio da Asceb. Se perder, pode sair do G-4 pela primeira vez na temporada

postado em 25/03/2017 07:00 / atualizado em 24/03/2017 19:51

 

Caso vencesse Franca, na última quinta-feira, e Bauru, neste sábado (25/03), às 14h, na Asceb, o UniCeub/BRB garantiria, matematicamente e com duas rodadas de antecedência, uma vaga no G-4 do Novo Basquete Brasil (NBB). Consequentemente, evitaria a primeira fase do mata-mata e se classificaria direto para as quartas de final. A sofrida derrota para os francanos, porém, fez com que o confronto direto deste sábado ganhasse, mais do que nunca, contornos de decisão. Se a expectativa era jogar pela vaga, a equipe do DF agora precisa vencer para evitar ficar, pela primeira vez na temporada, fora do grupo dos quatro primeiros.

O duelo contra os atuais vice-campeões do NBB marcará o encontro do terceiro contra o quarto colocado. Com campanhas iguais - 17 vitórias em 25 jogos -, os candangos estão à frente por terem vencido o confronto direto no primeiro turno. Caso vença, os comandados de Bruno Savignani abrem vantagem sobre os rivais e encaminham a classificação. Porém, uma derrota, aliada a um novo triunfo de Franca - que visita o Minas, 12º -, tira o time do G-4 pela primeira vez na temporada.

“Precisamos nos apegar aos pontos fortes do nosso time e relembrar a excelente partida que fizemos contra eles no primeiro turno”, disse o armador Fúlvio, logo após a derrota de quinta-feira. Na ocasião, mesmo jogando no interior paulista, o time do DF conseguiu se impor tanto ofensiva quanto defensivamente, foi superior nos 40 minutos e, sem grandes sustos, venceu por 62 x 79.


Após um primeiro turno espetacular, encerrado com campanha de 11 vitórias em 14 oportunidades e a liderança isolada do NBB, o UniCeub/BRB passa por um período instável na segunda metade do campeonato. As cinco derrotas nos 11 jogos até então realizados pelo returno fizeram o time deixar a ponta, cair para a terceira posição e ver a vaga no G-4 ser ameaçada pela primeira vez no biênio.

Em conversas recentes com o Correio, Savignani tem deixado claro que a queda no aproveitamento da equipe é natural e se deve ao equilíbrio do campeonato. Segundo ele, não por acaso está sendo considerado o NBB mais equilibrado de todos os tempos. Para o confronto de hoje, o treinador espera que o time entre em quadra com o espírito de decisão a nível play-offs e que consiga a vitória para dar confiança ao grupo na reta final.

Dia de homenagens
Tricampeão do NBB pelo UniCeub/BRB e membro do time de 2009 a 2014, Alex Garcia, destaque do Bauru, é, até hoje, ídolo da torcida candanga. Por essa razão, o ala, eleito o melhor defensor da liga nos últimos oito anos, será homenageado na Asceb.

Companheiro de clube em todas as temporadas de Alex em Brasília, o capitão Guilherme Giovannoni não poupa elogios ao amigo. “É um grandíssimo jogador, um dos maiores da nossa história. É sempre um prazer encontrá-lo. Amizade fica fora da quadra e cada um defende o seu. Sem dúvida alguma, um time onde Alex joga é um time muito competitivo.”

Programe-se
NBB - 28ª rodada

UniCeub/BRB x Bauru

Data: 25/03 (sábado)

Local: Ginásio da Asceb (904 Sul)
Horário: 14h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Torcedores com a camisa do UniCeub/BRB pagam meia.

 

Estagiário sob supervisão de Braitner Moreira