CICLISMO
Atletas criam centro de treinamento de mountain bike a 50km de Brasília
Sócios querem montar escolinha de ciclismo e colocar a pista na rota da Federação Internacional
postado em 13/03/2014 12:11 / atualizado em 13/03/2014 12:15
“Fizemos percursos de 4km a 7km de cross country, com obstáculos em padrão olímpico. É perfeito para treinar no alto rendimento e também pode ser muito divertido para quem não é profissional”, comenta Rodrigo, após concluir 20km — cinco voltas no menor trajeto — em uma manhã. O sócio, Alberto Jara, quer transformar o local em celeiro para atletas do ciclismo cross country, modalidade nas Olimpíadas desde 1996.
“Estamos preparando uma competição para que a pista seja reconhecida internacionalmente e tenha a homologação da Federação Internacional de Ciclismo (UCI) em breve”, projeta Alberto. De acordo com a Confederação Brasileira de Ciclismo, o espaço precisa passar por vistoria internacional antes de entrar na lista das várias pistas de cross country espalhadas pelo país. “Eles pedem alguns ajustes, mas não é um bicho de sete cabeças”, explica Marco Antonio Barbosa, diretor técnico da CBC.
Saiba mais
Aos 13 anos, a estudante Alana Jara é frequentadora assídua do trajeto criado pelo pai e se orgulha de conseguir passar por obstáculos difíceis na trilha. “Achava chato no começo, mas, quando você consegue chegar na parte mais alta da trilha, a vista vai longe. Fico tão distraída olhando para a paisagem que nem me canso de pedalar”, conta a adolescente.
Saiba antes de pedalar
Vantagens
Promove alta queima calórica, melhora a capacidade cardiorrespiratória, libera adrenalina, ajuda no desenvolvimento do abdômen e da musculatura interna, além de trabalhar braços, pernas e pescoço. O esporte ainda colabora para melhorar a concentração e a coordenação motora.
Cuidados
Enquadrada entre as modalidades radicais, a prática exige acompanhamento profissional para evitar quedas graves. Além disso, equipamentos de segurança são obrigatórios: capacete, óculos e luva estão entre os essenciais. Sapatilhas que se prendem aos pedais também são recomendadas.