Mais Esportes

CICLISMO

Atletas criam centro de treinamento de mountain bike a 50km de Brasília

Sócios querem montar escolinha de ciclismo e colocar a pista na rota da Federação Internacional

postado em 13/03/2014 12:11 / atualizado em 13/03/2014 12:15

Thaís Cunha /Correio Braziliense

Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press
Ciclistas apaixonados por aventura que vivem em Brasília viajam longas distâncias para se arriscar em trilhas. Boa parte dos praticantes de mountain bike viaja até Alto Paraíso (GO) ou Pirenópolis (GO) a fim de treinar. Os empresários Rodrigo Pereira e Alberto Jara, porém, acharam uma forma de profissionalizar os treinos da equipe de ciclismo cross country (ciclismo em trilhas) da qual fazem parte, a Ice Racing Team: montaram um circuito específico para a modalidade em uma chácara a 50 km do centro de Brasília, na BR-060.

“Fizemos percursos de 4km a 7km de cross country, com obstáculos em padrão olímpico. É perfeito para treinar no alto rendimento e também pode ser muito divertido para quem não é profissional”, comenta Rodrigo, após concluir 20km — cinco voltas no menor trajeto — em uma manhã. O sócio, Alberto Jara, quer transformar o local em celeiro para atletas do ciclismo cross country, modalidade nas Olimpíadas desde 1996.

“Estamos preparando uma competição para que a pista seja reconhecida internacionalmente e tenha a homologação da Federação Internacional de Ciclismo (UCI) em breve”, projeta Alberto. De acordo com a Confederação Brasileira de Ciclismo, o espaço precisa passar por vistoria internacional antes de entrar na lista das várias pistas de cross country espalhadas pelo país. “Eles pedem alguns ajustes, mas não é um bicho de sete cabeças”, explica Marco Antonio Barbosa, diretor técnico da CBC.

Com uma pista em padrões internacionais, a ideia é que crianças e adolescentes também pratiquem o esporte, uma forma de Brasília formar atletas de base. Atualmente, elas podem usar um circuito menor, no qual recebem orientação de professores e treinam em alguns obstáculos antes de entrarem para a pista principal.

Aos 13 anos, a estudante Alana Jara é frequentadora assídua do trajeto criado pelo pai e se orgulha de conseguir passar por obstáculos difíceis na trilha. “Achava chato no começo, mas, quando você consegue chegar na parte mais alta da trilha, a vista vai longe. Fico tão distraída olhando para a paisagem que nem me canso de pedalar”, conta a adolescente.


Saiba antes de pedalar
Vantagens

Promove alta queima calórica, melhora a capacidade cardiorrespiratória, libera adrenalina, ajuda no desenvolvimento do abdômen e da musculatura interna, além de trabalhar braços, pernas e pescoço. O esporte ainda colabora para melhorar a concentração e a coordenação motora.

Cuidados

Enquadrada entre as modalidades radicais, a prática exige acompanhamento profissional para evitar quedas graves. Além disso, equipamentos de segurança são obrigatórios: capacete, óculos e luva estão entre os essenciais. Sapatilhas que se prendem aos pedais também são recomendadas.