Mais Esportes

CORRIDA DE RUA

Conheça provas estranhas que atraem cada vez mais corredores

Fugir de "zumbis", competir nu, superar obstáculos, como fogueiras, e correr fantasiado de lutador de sumô são algumas das maluquices que atraem cada vez mais atletas para eventos temáticos mundo afora

postado em 28/04/2014 11:53

Rodrigo Antonelli /Correio Braziliense

Desde o início do século, a popularidade das corridas de rua cresceu em todo o mundo. As provas de curta e longa distâncias se multiplicaram nas principais cidades do planeta. No Brasil, onde o mercado ainda tem muito a amadurecer, é possível participar de pelo menos um evento por semana. Com o calendário saturado de disputas convencionais, porém, muitos começam a procurar alternativas. Essa demanda provocou o surgimento de corridas temáticas.

Correr fantasiado, carregando a mulher, vestindo só as roupas de baixo ou simplesmente nu são apenas algumas das opções. As provas “bizarras” estão entre as que mais crescem e ganham franquias em vários continentes, como a Run for your lives, na qual os competidores têm de fugir de “zumbis” (veja quadro). O Brasil ainda não recebe muitas disputas desse tipo, mas elas se proliferam em mercados maiores, principalmente Estados Unidos e Europa.

O brasileiro Felipe Paes, 26 anos, mudou para Chicago (EUA) há quatro meses e se disse surpreso quando um amigo lhe contou sobre uma “corrida do rock”. “É uma prova famosa por aqui, que eles chamam de Maratona do Rock. Em um percurso de 10km, são espalhadas várias bandas pelo caminho, para fazer a trilha sonora”, conta. A ideia chamou a atenção de Paes. Ele afirma ter voltado a treinar para competir na prova, em 20 de julho. “Tinha parado de correr ainda no Brasil, mas essa me empolgou.”


Além dos eventos divertidos, há aqueles que prezam pelo desgaste físico, como a Tough Guy (Cara durão, em tradução livre). A corrida tem um percurso de 15km e exige muita preparação dos competidores. Eles precisam superar uma série de obstáculos antes de cruzar a linha de chegada. “Essas são as que exigem um preparo melhor. Então, é importante que os corredores, principalmente os que vão participar pela primeira vez, procurem um profissional para ajudar. Só assim torna-se possível evitar lesões e não sobrecarregar o corpo”, avalia o educador físico Vitor Antunes.

Uma das franquias que chegaram ao Brasil foi a Vertical Run. A prova que percorre algumas das escadarias mais famosas do mundo — como a do Empire State Building, em Nova York, e a do Tour First, em Paris — chegará a São Paulo em outubro, na sexta etapa do Circuito Mundial. O prédio do Banespa, com 149 metros de altura e 30 andares de escadas, será o palco para a aventura. O Correio mostra algumas das corridas bizarras do mundo. Veja e programe-se.