Mais Esportes

MOUNTAIN BIKE

Desafio candango de mountain bike conta com ciclistas peso-pesado

Uma das disputas mais importantes do Brasil, o Desafio Internacional 70km de Brasília atrai atletas do mundo inteiro e conta com algumas categorias inusitadas, como a destinada a ciclistas com mais de 110kg

postado em 01/05/2014 19:09 / atualizado em 01/05/2014 21:27

Maíra Nunes - Especial para o Correio

Breno Fortes/CB/D.A Press
Se Willian Pereira Lima, 34 anos, ainda jogasse futebol, seriam grandes as chances de ele ganhar o apelido de Walter, atacante que no Campeonato Brasileiro de 2013 marcou 13 gols pelo Goiás, mesmo estando alguns quilos acima do peso ideal. “Sempre gostei de jogar bola, e os amigos me falavam: ‘Você é bom, mas precisa emagrecer um pouco’”, conta. Com o objetivo de perder parte dos 136kg que acumulava na época, Willian aceitou o convite para pedalar com um grupo de amigos. O mountain bike virou paixão, e em 25 de maio, o ciclista, agora com 120kg, vai disputar “de igual para igual” o Desafio Internacional 70km de Brasília. Isso porque a competição tem uma série de categorias pouco usuais. Das 21 divisões, a mais diferente é a peso-pesado, restrita a atletas com mais de 110kg.

Por mais que Willian tenha condicionamento físico suficiente para pedalar 70km e treine bastante — descansa apenas um dia na semana —, a concorrência com atletas mais leves é, de certa forma, desigual. “A força que eu tenho de fazer numa subida é descomunal, é muito mais peso”, observa. Por isso, ter adversários em condições parecidas se torna um atrativo a mais para participar do evento. “Completar uma prova dessas já é um desafio interessante, mas vira outra história quando você sabe que também pode ganhar”, argumenta.

A ideia da categoria surgiu de um palpite de lojistas do ramo. “Eles perceberam que muitas pessoas estavam comprando bicicleta e andando de forma amadora”, diz o comerciante e ciclista Júnior Gomão. Assim, a oportunidade de atrair os adeptos que não se imaginavam em uma competição de longa distância ganhou forma. O pessoal que praticava a modalidade apenas como passeio se aproxima de uma estrutura profissional e se sente empolgado em investir na atividade. O resultado pode ser percebido no aumento da movimentação nas lojas especializadas nos meses próximos ao evento. E nos novos contornos que o corpo vai adquirindo. “Tem gente que competiu na categoria no ano passado, mas que hoje não vai poder disputá-la por ter perdido peso”, aponta Júnior Gomão.

Willian começou aos poucos no mountain bike, há cerca de sete anos. De pedaladas aos sábados, aumentou a frequência para duas vezes na semana até chegar a treinar quase todos os dias. E o futebol? O esporte que o motivou a aderir ao ciclismo acabou sendo deixado de lado. “As pancadas e as torções no tornozelo eram frequentes jogando bola, eu me machucava muito”, justifica. Motivo compreensivo, principalmente, ao observar que um dos principais cuidados de pessoas com sobrepeso ao iniciar uma atividade física é evitar lesões. “Para elas, são indicados esportes mais calmos, que suportem o peso do atleta e que possam preparar as articulações antes de enfrentar algo mais duro”, aconselha a professora de fisiologia do exercício da Universidade de Brasília Keila Fontana.

Ao lado de natação, canoagem e caminhada, o ciclismo reforça a lista de esportes mais apropriados aos iniciantes, por gerarem pouco impacto com o solo. “O indicado é fazer atividades em baixa intensidade, mas com duração de no mínimo uma hora”, esclarece a fisiologista. Um dos cuidados antes de sair do sedentarismo é a necessidade de consultar um médico, que vai avaliar a aptidão para praticar exercícios. De preferência, um cardiologista. Caso sejam constatados outros problemas, recorra aos respectivos especialistas. “É preciso verificar se há algum problema de saúde, pois ele pode ser agravado com a prática de atividade física”, explica Keila.

Competição democrática
O Desafio Internacional 70km de Brasília é um dos eventos de mountain bike mais importantes do Brasil. São esperados 700 ciclistas do mundo inteiro para pedalarem por trechos de trilhas, estradas de terra e fazendas, além de travessias de rios e pontes. A competição atrai desde atletas de elite até amadores, já que possibilita a escolha de três trajetos distintos. O maior, batizado com o nome da prova, é composto por três voltas que completam 70km. Os demais têm o mesmo nível de dificuldade técnica — de médio a difícil —, pois passam pelo mesmo percurso. O que mudam são as distâncias: de uma ou duas voltas de aproximadamente 23km.

Entre as 21 categorias, há espaço tanto para a elite do mountain bike nacional como para os iniciantes locais. Além do grupo peso-pesado, que deve subir na balança ao término da prova e torcer para que ela não marque menos de 110kg, o Desafio 70km conta com uma categoria curiosa: uma exclusiva para os militares. Já entre os atletas de elite, os principais atrativos são a possibilidade de somar pontos no ranking nacional e a generosa premiação. O mais rápido geral da corrida ganha um carro zero-quilômetro, e a campeã da elite feminina leva uma bicicleta.

As atrações não se limitam aos competidores. Quem for ao evento e estiver disposto a pagar R$ 50 poderá fazer um voo panorâmico de helicóptero, com duração de 15 minutos, sobre o percurso da prova.

Programe-se
Desafio Internacional 70km de Brasília – MTB
Dia: 25 de maio
Local: Cachoeira do Girassol, a caminho de Pirenópolis
Inscrições: devem ser realizadas pelo site www.sistime.com.br até 19 de maio. A taxa é de R$ 140