Mais Esportes

HANDEBOL

Cubano que desertou no Pan do Rio-2007 brilha, e Catar vai à semifinal do Mundial

Com oito gols, Capote foi um dos principais nomes da vitória do Catar sobre a Alemanha

postado em 28/01/2015 16:09 / atualizado em 28/01/2015 18:49

Rodrigo Antonelli /Correio Braziliense

AFP PHOTO / MARWAN NAAMANI

Doha (Catar) - Maior surpresa do Mundial de handebol desse ano, o Catar, país-sede da competição, alcançou mais um feito histórico nesta quarta-feira (28/1), ao bater a Alemanha por 26 x 24 e garantir vaga nas semifinais do torneio. Com atuação de gala do cubano naturalizado Rafael Capote - que desertou durante o Pan do Rio, em 2007 - o Catar se torna apenas o quarto time da história de fora da Europa a ficar entre os quatro finalistas do Mundial. A última a conseguir o feito foi a Tunísia, em 2005, ano que o país sediou a competição.

O resultado mantém vivo o sonho dos cataris de conquistar uma medalha em casa. O adversário da semifinal, sexta-feira (30/1), será a Polônia, que bateu a Croácia por 24 x 22. No jogo contra a Alemanha, na tarde desta quarta-feira, Capote foi o artilheiro, marcando oito gols ao todo. Desertor da seleção cubana durante os Jogos Panamericanos do Rio 2007, ele chegou a atuar pelo São Caetano por um tempo, mas logo mudou-se para a Itália, onde se tornou um dos maiores jogadores do mundo. Há dois anos, ele se transferiu para um time do Catar e acabou naturalizado catari.

Pela seleção do emirado árabe, ele joga ao lado de outros oito naturalizados, incluindo o goleiro bósnio Saric, considerado o melhor do jogo contra a Alemanha, nesta quarta. A vitória do Catar foi assistida pelo emir do país, Al Thani, e comemorada por quase 10 mil torcedores, que encheram o ginásio de Lusail, a 20km de Doha. Os oustros semifinalistas do Mundial serão conhecidos logo mais, em jogos que começam às 16h (de Brasília).

 

Outros classificados
Espanha e França também se garantiram na fase semifinal ao vencerem Dinamarca e Eslovênia, respectivamente, na noite desta quarta-feira, em Doha. Na reedição da final do último Mundial, Espanha e Dinamarca fizeram jogo duro até o fim. A partida só foi decidida a três segundos do fim da partida: o espanhol Maqueda foi quem arremessou com força e deu o 25 x 24 para a atual campeã do mundo, que segue seu caminho rumo ao bicampeonato.

A Espanha brigará por uma vaga na decisão contra a França, em jogo marcado para sexta-feira (30/1). Os franceses são atuais bicampeões olímpicos e prometem jogo difícil contra a campeã mundial. Nesta quarta, contra os eslovenos, a França não teve dificudlade nenhuma para se garantir na fase semifinal: a partida terminou 32 x 23, no placar com a maior diferença de gols das quartas de finais.  
 

O repórter viajou a convite da organização do Mundial.