Mais Esportes

NATAÇÃO

Elite da natação se reúne em Brasília para disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade

Nomes de peso do esporte competem na capital a partir de quarta-feira (29/4)

postado em 28/04/2015 08:00 / atualizado em 28/04/2015 10:21

Redação /Correio Braziliense

Leonardo de Deus, Etiene Medeiros, Felipe França, Matheus Santana, Joana Maranhão, Daynara de Paula e Guilherme Guido são alguns dos principais nomes da natação — todos atletas da Seleção Brasileira — que estarão em Brasília essa semana, para disputar o Campeonato Brasileiro Sênior de Inverno. A competição, que será disputada no Parque Aquático Cláudio Coutinho, ao lado do Ginásio Nilson Nelson, começa nesta quarta-feira (29/4), às 7h30.

REUTERS/Aly Song

Após quatro anos, a capital federal volta a sediar o evento e surpreende ao atrair vários atletas de destaque. “A competição não será seletiva para as Olimpíadas e, por isso, não esperávamos a presença de tantos nomes de peso. Até porque não faz nem um mês que eles participaram do Troféu Maria Lenk”, conta Magda Gomes, presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal. “Ainda não sei o que os atraiu. Deve ser o céu de Brasília”, brinca.

Além das dezenas de atletas vindos de outros estados, nadadores brasilienses vão marcar presença nos campeonatos. Além do torneio principal, também será disputado, ao mesmo tempo, o Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno.

Entre os candangos, o favorito é Glauber Henrique Silva, que volta às piscinas após cumprir dois anos de suspensão. O atleta iria participar das Olimpíadas de 2012, em Londres, mas foi flagrado no teste antidoping pela presença de testosterona e perdeu a vaga. “Glauber voltou com todo o gás e deve se destacar na competição”, aposta Magda Gomes.

Nesta terça-feira (28/4), haverá a abertura do evento, com o congresso técnico da competição, às 18h, no Ginásio Nilson Nelson.