Corinthians

CORINTHIANS

Timão negocia com clube acusado de lavar dinheiro do narcotráfico

Desejo do time, atacante colombiano Mendoza, de 22 anos, pertence a clube acusado de lavagem de dinheiro do tráfico

postado em 17/12/2014 15:11

Gazeta Press

Um novo nome ganhou os corredores do Parque São Jorge nesta semana: Steven Mendoza, atacante de 22 anos que foi oferecido ao Corinthians a custo baixo. O reforço é visto com bons olhos e o contato foi confirmado pelo gerente de futebol Edu Gaspar, mas o clube ao qual pertence o jogador é acusado de lavagem de dinheiro do tráfico colombiano.

 

Divulgação

 

O Envigado Fútbol Club, com o qual Mendoza tem vínculo contratual, está na lista negra do Tesouro dos Estados Unidos. Segundo as autoridades norte-americanas, o clube está envolvido diretamente com o narcotráfico por manter relações com um cartel chamado “La Oficina de Envigado”, estrutura que funciona como “escritório de cobrança” das dívidas que se tenham com o tráfico. O proprietário da equipe, Juan Pablo Upequi, foi identificado como um dos líderes da facção, e o clube estaria usando as negociações de jogadores para lavar dinheiro ilegal.


Juan Pablo é filho de Gustavo Adolfo Upegui, figura que durante anos manteve relação próxima com Pablo Escobar. A família Upegui prosperou nas últimas décadas exatamente na região de Envigado. Assassinado em 2006, Gustavo Adolfo deixou boa parte de suas riquezas para os filhos Juan Pablo e Andrés Felipe, principais sócios do Envigado Fútbol Club.

 

A investigação congelou os bens do clube nos Estados Unidos e proibiu qualquer cidadão norte-americano de negociar com o clube enquanto este permanecer na lista suspeita. O caso ganhou as páginas policiais há cerca de um mês, mas o presidente Ramiro Ruiz defendeu-se das acusações. “Somos um livro aberto. Igual a todos os times da Colômbia, estamos regularizados pela Superintendência de Companhias”, argumentou na ocasião.


De qualquer forma, as sanções não alcançam o mercado brasileiro. O Corinthians e qualquer outra equipe nacional tem liberdade para fechar transferências com o Envigado. É o caso envolvendo Steven Mendoza. Ele foi revelado pelo clube e emprestado seguidamente para outras equipes colombianas até ir parar no Chennaiyin FC, da Índia, também por empréstimo. Ele marcou quatro gols no campeonato indiano e agora está na mira alvinegra por ser considerado um investimento de baixo risco.


O possível envolvimento de times colombianos com o narcotráfico não é novidade, mas o caso do Envigado chamou maior atenção por ser o clube que revelou James Rodríguez. O meio-campista atualmente é o camisa 10 da seleção colombiana e um dos principais destaques do Real Madrid.