Flamengo

Escudo do Flamengo pode mudar nesta segunda-feira

Alteração será discutida e votada nesta noite pelo Conselho Deliberativo do clube. Sabia que as cores oficiais do time já foram amarelo e azul

postado em 29/05/2017 18:09 / atualizado em 29/05/2017 19:38

Site/Flamengo
Na noite desta segunda-feira (29/5), o Conselho Deliberativo do Flamengo vota algumas alterações no escudo oficial do clube. O símbolo atual, conhecido pelos torcedores, já sofreu várias alterações no decorrer da história.

Os primeiros escudos do Flamengo remetiam às atividades náuticas do clube, como o Remo, esporte que lançou a entidade no cenário esportivo brasileiro. Nem mesmo as cores originais eram vermelho e preto. A bandeira do clube tinha azul, representando a Baía de Guanabara, e o amarelo, em alusão ao ouro e riquezas do Brasil. A decisão de mudar as cores se deu por conta da facilidade com que essas o azul e o amarelo desbotavam nos uniformes.

Atualmente, o símbolo dos esportes terrestres é diferente do brasão utilizado pelas modalidades aquáticas. Em 1920, o novo escudo do clube foi definido como "um escudo heráldico de forma ogival com um campo dividido em oito listras, sendo quatro vermelhas e quatro pretas alternadas, equidistantes e colocadas horizontalmente. No ângulo superior esquerdo há um retângulo de altura correspondente às 3 primeiras listras, tendo ao centro as letras CRF brancas e entrelaçadas".

A proposta das alterações, que será votadas hoje, foi feita por Antonio Tabet, vice-presidente de comunicação, à diretoria, que acatou e repassou ao Conselho Deliberativo. A mudança precisa ser aprovada pela maioria simples dos conselheiros para entrar em vigor. Caso se confirmem, as alterações aparecerão nos uniformes de 2018.
 
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima