Flamengo

SELEÇÃO BRASILEIRA

Diego Alves pode ser o 5º goleiro do Flamengo em uma Copa do Mundo

Jogador foi lembrado por Tite na última lista de convocados

postado em 18/07/2017 15:05 / atualizado em 18/07/2017 15:26

Gilvan de Souza/Flamengo
Reforço do Flamengo, o goleiro Diego Alves estava na última lista de convocados de Tite para a Seleção Brasileira. O jogador, inclusive, foi titular na última partida da equipe, na vitória por 4 a 0 diante da Austrália, em partida amistosa disputada em 13 de junho. Caso continue sendo lembrado pelo treinador, ele pode ser o 5º arqueiro do clube carioca a jogar uma Copa do Mundo pelo Brasil.

A história de goleiros rubro-negros em Copas do Mundo começou com Walter de Souza Goulart, que alternava a titularidade com Lorenzato, do Fluminense, na campanha do Mundial de 1938, quando o Brasil ficou com o 3º lugar da competição. O flamenguista atuou em três das cinco partidas. 

Após 36 anos e sete Copas, o clube da Gávea colaborou outra vez com a meta da Seleção Brasileira. Dessa vez, tratava-se de Renato da Cunha Valle, bicampeão carioca pelo Flamengo e reserva de Emerson Leão em 1974.

Depois de Renato, Zé Carlos foi o próximo camisa 1 flamenguista a defender a camisa verde-amarela em uma Copa do Mundo. Ele era a terceira opção para a posição ocupada por Taffarel, que tinha Acácio, do Vasco da Gama, como principal sombra, no torneio de 1990.

O único goleiro do Flamengo campeão do mundo com a Seleção Brasileira foi Gilmar Rinaldi, que estava entre os 21 convocados de Carlos Alberto Parreira para a competição de 1994, quando o país sagrou-se tetracampeão. 

Diego Alves já esteve presente em convocações importantes da Seleção Brasileira. Ele foi lembrado, por exemplo, pelo então técnico Dunga, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Porém, ele foi titular do Brasil do time em apenas 10 oportunidades, todas elas em amistosos, e tomou apenas dois gols. Ele também está invicto quando começou como titular vestindo a amarelinha: são nove vitórias e só um empate.