Futebol Internacional

CRISE NA FIFA

Em comunicado oficial, Fifa diz estar colaborando com investigação de corrupção

Entidade conclui afirmando que operação reforça as ações da própria entidade

postado em 27/05/2015 09:11 / atualizado em 27/05/2015 09:59

Poucas horas depois do abalo causado pela prisão de dirigentes do alto escalão, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, a Fifa emitiu comunicado oficial no qual alega estar cooperando com as ações da polícia suíça.

Acusados de corrupção, os nove dirigentes foram presos a pedido da Justiça dos Estados Unidos e arriscam a extradição para o país. O Departamento Federal de Justiça da Suíça ainda questiona os cartolas sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022.

Zurique está repleta de representantes de federações nacionais. Isso porque na sexta-feira (29/5) ocorre a eleição para a presidência da entidade. Joseph Blatter busca o quinto mandato.

A FBI, departamento de inteligência dos EUA, iniciou investigação sobre a corrupção na Fifa em 2011, segundo o jornal The New York Times. As denúncias envolvem a disputa para sediar as Copas de 2018 e 2022, além de contratos de marketing e TV.

Leia trechos do comunicado da Fifa:

"A Fifa congratula-se com as ações que podem ajudar a contribuir para erradicar qualquer irregularidade no futebol. Entendemos que as ações de hoje pelo Departamento Federal de Justiça, em nome das autoridades dos Estados Unidos e do Escritório Suíço do Procurador-Geral (iniciado pela Fifa através da apresentação do processo no processo de escolha das Copas do Mundo Fifa de 2018 e 2022) referem-se a diferentes assuntos."

"As autoridades suíças, agindo em nome de seus colegas americanos, prenderam os indivíduos para atividades realizadas em relação com negócios da Concacaf e da Conmebol."

"A FIFA está cooperando plenamente com a investigação e está apoiando a coleta de provas a este respeito. Como observado pelas autoridades suíças, este coleta de provas é realizada numa base de cooperação."

"Estamos satisfeitos em ver que a investigação está sendo energicamente perseguida para o bem do futebol e acreditamos que ela vai ajudar a reforçar as medidas que a FIFA já tomou."