Futebol Internacional

CRISE NA FIFA

Investigação inclui contratos de marketing da Copa do Brasil, diz Justiça americana

Acordo da CBF com "grande marca esportiva americana" também está na mira

postado em 27/05/2015 09:52 / atualizado em 27/05/2015 10:23

Nelson Almeida/AFP Photo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos cita a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no documento em que explica o motivo de ter pedido a prisão dos noves dirigentes ligados à Fifa. A detenção foi realizada pela polícia suíça. José Maria Marin, presidente da CBF até 15 de abril, está preso.

Segundo os EUA, as investigações contêm acusações a respeito de pagamento de suborno do contrato da CBF com "uma grande marca esportiva americana". Também cita pagamentos de contratos relacionados à Copa do Brasil, competição anual organizada pela entidade, e à Libertadores, pela Conmebol.

"Os dirigentes são acusados de conspiração para solicitar e receber mais de US$ 150 milhões (cerca de R$ 400 milhões) em subornos em troca do apoio oficial dos executivos de marketing que concordaram com pagamentos ilegais", diz a nota. Entre os direitos de marketing e de mídia citados, estariam "as eliminatórias da Copa do Mundo na região da Concacaf, a Copa Ouro da Concacaf, a Liga dos Campeões da Concacaf, a Copa América Centenário, a Copa América, a Copa Libertadores e a Copa do Brasil - que é organizada pela CBF".

Este trecho da nota do Departamento de Justiça dos EUA é concluído citando que "outros esquemas alegados se relacionam com o pagamento de suborno em relação ao patrocínio da CBF por uma grande marca esportiva americana, a escolha da sede da Copa de 2010 (disputada na África do Sul) e a eleição presidencial da Fifa em 2011".