Futebol Internacional

COPA DO MUNDO SUB-20

Na ressaca do "Fifagate", Mundial Sub-20 abre com empates e surpresa panamenha

Só os Estados Unidos venceram na primeira madrugada da competição, que ocorre na Nova Zelândia. Favorita Argentina leva sufoco do Panamá

postado em 30/05/2015 18:47

Lucas Vidigal - Especial para o Correio

AFP PHOTO / MARTY MELVILLE

Nenhuma das oito seleções que estrearam a Copa do Mundo Sub-20 na madrugada deste sábado (30) tiveram vida fácil. Só os Estados Unidos venceram — e foi no sufoco, contra o inexperiente time de Mianmar, país do sudeste asiático, pelo Grupo A. O birmanês Oo (sim, você não leu errado) abriu o contador da competição, mas os norte-americanos conseguiram virar e fazer 2 x 1. No restante da noite, as arquibancadas na Nova Zelândia viram apenas empates, inclusive o surpreendente 2 x 2 entre o Panamá e a favorita Argentina no Grupo B.

No começo da partida na capital Wellington, os argentinos deram a sensação de que o jogo seria fácil com um gol aos 14 minutos do atacante Ángel Correa, campeão da Libertadores em 2014 com o San Lorenzo e hoje no Atlético de Madri. Ninguém esperava o sufoco do Panamá sobre o time campeão da América do Sul, com as promessas Giovanni Simeone e Leonardo Rolón.

Os centro-americanos empataram logo aos 19 com um golaço de fora da área de Rodriguez e pressionaram a Argentina durante todo o restante do jogo, quando tiveram oportunidade para virar em várias falhas da defesa rival. Correa chegou a colocar os hermanos na frente mais uma vez aos 34 do segundo tempo, mas Escobar igualou a partida cinco minutos depois. Ao fim do confronto, a seleção do Panamá comemorou o empate como uma vitória, enquanto os argentinos lamentaram o tropeço diante do adversário teoricamente mais fácil do grupo, que ainda tem Áustria e Gana, campeã mundial em 2009. Ganeses e austríacos ficaram no 1 x 1 e também somam um ponto na chave.

O neo-zelandês que foi a Auckland torcer pelos All Whites se decepcionou. O time da casa ficou no 0 x 0 com os ucranianos, na abertura da Copa do Mundo Sub-20. Os Estados Unidos lideram o Grupo A com três pontos, enquanto a Nova Zelândia está empatada em segundo com a Ucrânia. Os dois primeiros colocados de cada uma das seis chaves têm vaga garantida nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros lugares.

Vice em 2013, Uruguai estreia contra a Sérvia


Outros quatro jogos na noite deste sábado (30) e na madrugada de domingo (31) abrem os grupos C e D da competição. O destaque é a estreia do Uruguai, vice-campeão da Copa do Mundo Sub-20 de 2013. A celeste enfrenta a Sérvia, semifinalista do Europeu Sub-19 no ano passado, às 1h. O Sportv anuncia a transmissão. Na mesma hora, Portugal e Senegal jogam pelo Grupo C.

O Brasil estreia na noite do domingo (31), contra a Nigéria, campeã africana. Os nigerianos têm tradição em categorias de base, com dois vices mundiais sub-20 (1989 e 2005), quatro títulos sub-17 (1985, 1993, 2007 e 2013), uma prata olímpica (2008) e a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta-1996 — uma edição que a torcida verde-amarela não gosta de lembrar. Na ocasião, a Nigéria venceu o Brasil por 4 x 3 com gol de ouro na semifinal.

Resultados

Grupo A

Nova Zelândia 0 x 0 Ucrânia
Estados Unidos 2 x 1 Mianmar

Grupo B


Argentina 2 x 2 Panamá
Gana 1 x 1 Áustria

Próximos jogos

Sábado (30), 22h

Qatar x Colômbia — Grupo C
México x Mali — Grupo D

Domingo (31), 1h

Portugal x Senegal —Grupo C
Uruguai x Sérvia — Grupo D