Futebol Internacional

LIGA EUROPA

David Neres tentará ser o 12º brasileiro campeão em campo na Liga Europa

Ex-são-paulino joga no Ajax, que enfrenta o Manchester United na decisão

postado em 24/05/2017 06:00 / atualizado em 23/05/2017 18:35

AFP/ANP/Olaf KRAAK
Muitos brasileiros fazem sucesso na Europa e de destacam na Liga dos Campeões. Porém, não é só na maior competição do continente que os jogadores nascidos no país fazem sucesso. Desde que a Liga Europa passou a se chamar assim, desde 2009, 11 brasileiros já levantaram, em campo, o troféu do torneio. Nesta quarta-feira (23/5), às 15h45, David Neres pode entrar para a lista. Ele é o único brasileiro da decisão entre Ajax e Manchester United, marcada para Estocolmo, na Suécia.

Os times mais brasileiros a conquistarem uma Liga Europa foram o Porto, Atlético de Madri e Chelsea. Em comum, os campeões tiveram três brasileiros titulares em campo na final. Em 2010/2011, o Porto derrotou o Braga na final com gol do colombiano Falcao García. Em campo, Helton, Fernando e Hulk ajudaram o clube português na conquista. Na temporada seguinte, quem levou a melhor foi o Atlético de Madri. Hoje no Flamengo, Diego foi o responsável pelo gol do título dos espanhois. Junto do meia, Miranda e Filipe Luís estavam em campo no triunfo sobre o Athletic de Bilbao.

Outro clube europeu que contou com um trio de brasileiros para conquistar o segundo maior torneio do continente foi o Chelsea. De ressaca após a eliminação ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões, o time inglês viu na Liga Europa uma maneira de "salvar" a temporada seguinte após o título mais importante da Europa. David Luiz, Ramires e Oscar atuaram na vitória por 2 x 1 diante do Benfica.

O atual tricampeão da competição, Sevilla, não precisou muito da ajuda brasileira para erguer os troféus. Nos dois primeiros títulos da sequência, em 2013/2014 e 2014/2015, o time, então comandado por Unai Emery, não tinha sequer um brasileiro relacionado para a partida decisiva. Porém, na última conquista, o lateral-direito Mariano foi um dos destaques do clube espanhol.

David Neres dificilmente será titular na partida desta quarta-feira. Até o momento, o ex-jogador do São Paulo foi acionado em apenas três partidas, uma em cada fase do mata-mata, sendo que esteve em campo durante 31 minutos. O atacante já jogou 15 partidas pelo clube holandês e marcou cinco gols, sendo um pela equipe B, na segunda divisão nacional, assim que desembarcou na Holanda, em janeiro deste ano. A negociação rendeu mais de R$ 40 milhões aos cofres do São Paulo.

Brasileiros campeões da Liga Europa

Apenas jogadores que atuaram na final

Paulo Assunção, em 2009/2010 pelo Atlético de Madri

Helton, Hulk e Fernando, em 2010/2011 pelo Porto

Miranda, Filipe Luís e Diego, em 2011/2012 pelo Atlético de Madri

David Luiz, Ramires e Oscar, em 2012/2013 pelo Chelsea

Mariano, em 2015/2016, pelo Sevilla
 
*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira