Futebol Internacional

Muito além de Totti: outros 7 craques que se aposentaram em 2017

Bayern de Munique disse adeus a Lahm e Xabi Alonso; ex-lateral da Seleção também se despediu

postado em 29/05/2017 12:35 / atualizado em 29/05/2017 12:42

AFP

A despedida de Francesco Totti dos gramados com a camisa da Roma chamou a atenção neste fim de semana, mas não foi o único adeus emocionante deste ano. Separamos outras despedidas de jogadores que encerraram suas carreiras profissionais nesta temporada. Veja:

Francesco Totti

A despedida mais emocionante da temporada foi testemunhada na Itália. Aos 40 anos, Francesco Totti disse adeus à camisa da Roma diante de um estádio Olímpico lotado e passou a faixa de capitão ao líder do time sub-11. Totti marcou 250 gols no Campeonato Italiano.

Maxwell

O brasileiro da lista se despediu do futebol com 35 anos de idade e 35 títulos oficiais. O lateral-esquerdo ganhou troféus em todos os clubes que jogou: Cruzeiro, Ajax, Inter de Milão, Barcelona e Paris-Saint-Germain. Foram 10 jogos com a Seleção Brasileira.

Philipp Lahm

O alemão se despediu dos gramados após 13 anos de Bayern de Munique. Também jogou no Stuttgart. Estava no 7 x 1 como protagonista: foi ele quem levantou a Copa do Mundo de 2014. Pelo clube que o revelou, Lahm ganhou 21 títulos.

Xabi Alonso

O volante de 35 anos foi um dos símbolos da geração de ouro da Espanha, vencedora da Copa do Mundo de 2010 e bicampeã europeia em 2008 e 2012. Fez história no Liverpool e no Real Madrid; brilhou na Real Sociedad e no Bayern de Munique.

Dirk Kuyt

O holandês nunca foi de marcar tantos gols. Anunciou o adeus num momento especial: no dia seguinte em que marcou três gols na última rodada do Campeonato Holandês, dando ao Feyenoord um título que não vinha havia 18 anos. Também passou por Liverpool e Fenerbahçe.

Landon Donovan

É o maior jogador de futebol da história dos Estados Unidos. Havia posto um fim na carreira em 2014, mas decidiu voltar para ajudar o Los Angeles Galaxy, neste ano. O físico não suportou. Em março, anunciou a despedida em definitivo.

Alex Manninger

Campeão nacional com Arsenal e Juventus, jogou a Eurocopa de 2008 como titular da Áustria. Também passou por Liverpool, Fiorentina, Torino, Bologna e alguns times austríacos.

Cristian Raimondi

Torcedor da Atalanta, o lateral deixou a Série A para defender o time do coração na segunda divisão. Ficou, subiu a equipe e passou oito temporadas na elite antes do adeus.