Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Conheça os conselheiros dos técnicos que disputam as quartas de final

Jayme de Almeida, Valdir Espinosa, Antônio Lopes, Paulo Autuori: experiência atrás da escrivaninha

postado em 28/06/2017 11:01 / atualizado em 28/06/2017 11:07

Gilvan de Souza/Flamengo
Guru: mestre influente, mentor respeitado, guia, pessoa que orienta ou aconselha. As quartas de final da Copa do Brasil começam, nesta quarta-feira, com quatro colecionadores de títulos em torneios de mata-mata ao pé do ouvido de treinadores abertos (ou não) a escutar a voz da experiência. Zé Ricardo conta com o auxiliar Jayme de Almeida no Flamengo. Renato Gaúcho, do Grêmio, tem Valdir Espinosa na retaguarda. O tutor de Eduardo Baptista no Atlético Paranaense é Paulo Autuori. Jair Ventura é escoltado pelo delegado Antônio Lopes no Botafogo.

Eliminado da Libertadores na fase de grupos, Zé Ricardo tem dois mata-matas pela frente: um deles começa hoje contra o Santos, às 21h45, na Ilha do Urubu, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Se precisar de um conselheiro na caça ao tetra, Zé Ricardo pode consultar Jayme de Almeida. Aos 64 anos, o auxiliar tem no currículo o título de 2013 pelo time rubro-negro. Com um elenco limitadíssimo em comparação ao atual, desbancou o Atlético-PR na finalíssima. “Jayme é super importante na comissão técnica. Não temos nível de importância. Nos tratamos com muito respeito e carinho. Ele nos dá força porque passamos por momentos difíceis”, disse Zé Ricardo em maio, na entrevista coletiva após a conquista do Campeonato Carioca, primeiro troféu como técnico profissional.

Depois de superar Abel Braga na decisão do Estadual, ele terá pela frente o experiente Levir Culpi. Quando comandava o Atlético-MG, em 2014, o atual treinador do Santos eliminou o Flamengo nas semifinais. Prestigiado desde a eliminação na Libertadores, Zé Ricardo sabe que em caso de nova eliminação no ano a situação pode ficar insustentável. Recém-contratados, o zagueiro Rodolfo e os meias Everton Ribeiro e Geuvânio não estão inscritos. No Santos, os principais desfalques são o volante Thiago Maia, com uma virose, e o centroavante Ricardo Oliveira, diagnosticado com pneumonia. Gripados, os atacantes Kayke e Bruno Henrique, o meia Lucas Lima, o lateral-direito Victor Ferraz e o goleiro Vladimir viajaram para o Rio.

Campeões mundiais

Atual campeão da Copa do Brasil, o Grêmio dá sequência ao sonho do hexa hoje contra o Atlético-PR, às 19h30, na Arena, em Porto Alegre. O tricolor conta com uma dupla pé-quente. Juntos, Renato Gaúcho e Valdir Espinosa levaram o time ao penta na competição em 2016. Embora o técnico tenha como principal conselheiro o assistente Alexandre Mendes, o coordenador técnico Valdir Espinosa também é ouvido por Renato.

O guru foi seu líder nas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes de 1983. “Eu e o Renato nos amamos, mas quando estamos errados nos cobramos. Ele tem a liberdade, como filho, de ser chato com o pai. Somos pais e filhos modernos. Ele é fantástico”, disse Valdir Espinosa, em abril, ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil.

O guru de Eduardo Baptista no Atlético-PR chama-se Paulo Autuori. Aos 60 anos, o manager do Furacão jamais conquistou a Copa do Brasil. Entretanto, ostenta no currículo títulos bem mais relevantes em competições de mata-mata: a Copa Libertadores da América de 1997 pelo Cruzeiro, e a de 2005 à frente do São Paulo. Ganhou, no mesmo ano, o Mundial de Clubes da Fifa pelo tricolor paulista.

“Eu sempre fui feliz na minha carreira porque trabalhei com grandes profissionais. O Paulo (Autuori) é mais um. Ele é um cara que vai estar ao meu lado, junto com a gente, e que confiamos. Podemos conversar em momento bom ou difícil. Embasa todo um trabalho e dá confiança e solidez”, afirmou Eduardo Baptista ao ser apresentado como comandante do Furacão.

Delegado

Sensação da temporada, o técnico Jair Ventura brilha à frente do Botafogo. Estreia nas quartas de final da Copa do Brasil amanhã, contra o Atlético-MG, no Independência, avançou às oitavas da Libertadores e ocupa o sétimo lugar no Brasileirão. Nos bastidores do sucesso trabalha o gerente de Futebol Antônio Lopes. Aos 76 anos, o delegado foi campeão da Copa do Brasil em 1992, pelo Inter, e do Brasileirão de 1997 e da Libertadores de 1998 pelo Vasco. A maior referência de Lopes sobre Jair Ventura é a humildade.

“Ele não é desses treinadores que sobem para a equipe principal e não dão sequência ao seu trabalho vitorioso. Jair é uma realidade, não é mais uma promessa. Converso muito com ele, vejo a maneira de ele trabalhar. Tem muitos garotos que começam a subir e não ouvem mais ninguém. O Jair, não, ele ouve”, elogia Antônio Lopes.