Grêmio

BRASILEIRÃO

Em situações opostas, Botafogo e Grêmio duelam no Maracanã

Carioca briga para permanecer fora da zona de rebaixamento, enquanto o tricolor gaúcho quer se manter no G-4

postado em 27/09/2014 21:32

Gazeta Press

Após sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Botafogo terá a chance de se afastar da degola. Neste domingo, os alvinegros terão pela frente o Grêmio, no Maracanã. Se os donos da casa brigam na parte de baixo da tabela, os gaúchos vivem bom momento e estão em busca de um no G-4. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari só está fora do grupo de classificação para a Libertadores nos critérios de desempate.

Flickr


Pelo lado do Botafogo, a vitória sobre o Goiás deu um pouco de alívio e tranquilidade para o elenco. Mesmo assim, o técnico Vagner Mancini não terá muito tempo para trabalhar com a equipe visando esta partida. Por isso, a tendência é a de que a escalação seja a mesma do último jogo. A única dúvida está no ataque. Rogério cumpriu suspensão e pode voltar na vaga de Wallyson.

A diretoria ainda busca com a CBF a liberação do atacante Jobson, que foi retirado do banco de reservas na quinta-feira pouco tempo antes da partida, pois o Botafogo foi notificado de uma suspensão do atleta por ter se recusado a fazer o exame antidoping em três oportunidades.

A partida contra o Botafogo será a segunda seguida do Grêmio no Rio de Janeiro. Após o empate em 0 a 0 com o Fluminense, o Tricolor Gaúcho chegou a três marcas importantes: está há oito jogos invicto no Brasileirão, há sete sem sofrer gols e há 21 sem perder para equipes cariocas. A última derrota para um time do Rio foi em maio de 2012, para o Vasco – são 15 vitórias e seis empates no período, sendo que nove destes confrontos foram em solo carioca.

Apesar da sequência de jogos na Cidade Maravilhosa, o Grêmio preferiu retornar a Porto Alegre após o jogo de quarta, sem estabelecer um período longo de concentração longe da capital gaúcha. Para a partida deste final de semana, o técnico Luiz Felipe Scolari contará com um retorno importante à defesa: o zagueiro Geromel, que acabou sendo substituído por Bressan no empate diante do Flu por conta do terceiro amarelo.

Outro jogador que poderá voltar ao time é o volante Matheus Biteco, que a exemplo de Geromel cumpriu suspensão na rodada de quarta. Seu retorno, porém, não é garantido, já que o paraguaio Riveros também disputa a posição. Como Ramiro e Fellipe Bastos devem atuar, o garoto Walace deve deixar o time.

O empate com o Fluminense agradou a Scolari. “Acabou sendo um bom resultado pela qualidade do Fluminense. Nós criamos, mas eles também criaram chances, e o resultado não diz o que foi o jogo. Fizemos novamente uma boa partida”, apontou o treinador.

“O que me convence são as atuações da equipe. O posicionamento, a qualidade tática, o comprometimento. Isso me faz acreditar que podemos chegar à Libertadores. Estamos pontuando”, completou.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X GRÊMIO-RS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de setembro de 2014, domingo
Hora: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

BOTAFOGO: Jéfferson, Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Aírton, Gabriel, Cachito Ramírez e Pablo Zeballos; Wallyson (Rogério) e Emerson Sheik
Técnico: Vagner Mancini

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco (Riveros) e Fellipe Bastos; Luan, Barcos e Dudu
Técnico: Luiz Felipe Scolari