Grêmio

GRÊMIO

Grêmio vai viajar à Paraíba na estreia da Copa do Brasil

Campinense será o adversário do tricolor gaúcho na primeira fase da competição

postado em 16/12/2014 16:34

Gazeta Press

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A primeira parada do Grêmio na busca pelo pentacampeonato da Copa do Brasil será Campina Grande, na Paraíba. Nesta terça-feira, o sorteio das chaves da competição nacional definiu que o Tricolor enfrentará o Campinense na etapa inicial do torneio. O primeiro jogo deverá ocorrer no Estádio Amigão, em data a ser definida. Caso vença por dois ou mais gols de diferença, o time gaúcho elimina a necessidade do jogo de volta.

Atual vice-campeão paraibano, o Campinense comemorará seu centenário em 2015. As duas equipes jamais se enfrentaram em partidas oficiais. Em Copas do Brasil, o Grêmio só enfrentou equipes da Paraíba uma vez: na primeira fase de 1991, o Tricolor eliminou o Auto Esporte com vitórias por 1 a 0 fora e 2 a 0 em casa. Naquele ano, o time gaúcho seria vice-campeão da competição, perdendo na decisão para o Criciúma.

O Criciúma, aliás, poderá ser o adversário gremista na terceira fase da Copa do Brasil. Primeiro, terá de eliminar o vencedor do jogo entre Atlético-AC x Real Noroeste-RR, e a seguir derrotar Bragantino ou Lajeadense na segunda fase. Antes de pegar o Tigre ou outro rival na terceira etapa, o Grêmio, porém, precisará bater não apenas o Campinense, mas também o vencedor de CRB x Amadense-SE.

Além de Grêmio e Lajeadense, o Rio Grande do Sul tem mais dois representantes nas fases iniciais da Copa do Brasil. O Brasil de Pelotas terá a chance de, 30 anos depois, reeditar a histórica partida com o Flamengo – no Brasileirão de 1985, o Xavante eliminou a equipe de Zico no Bento Freitas. Já o Caxias enfrentará o Capivariano-SP. O Internacional, classificado para a Libertadores, entra direto nas oitavas de final, que começam em agosto.