Velocidade

FÓRMULA 1

Nico Rosberg vence prova caótica na Bélgica, mas Lewis Hamilton mantém ponta do Mundial

Piloto alemão ficou longe das confusões da prova e quebrou jejum de vitórias

postado em 28/08/2016 11:00 / atualizado em 28/08/2016 11:35

AFP / JOHN THYS

O alemão Nico Rosberg viu apenas pelo retrovisor o início caótico de corrida no Grande Prêmio da Bégica de Fórmula 1. O piloto da Mercedes ficou longe das confusões e voltou a vencer na categoria de elite do automobilismo mundial depois de quatro provas de jejum, mas não tirou de Lewis Hamilton a ponta do Mundial. O britânico se deu bem com os incidentes dos adversários e foi o terceiro, atrás também do australiano Daniel Ricciardo.

A corrida em Spa foi marcada por confusões nas primeiras voltas. Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Max Verstappen se tocaram na curva inicial, que também teve incidentes com outros pilotos. Mas o principal acidente foi a forte batida de Kevin Magnussen na saída da Eau Rouge.

O piloto da Renault perdeu o controle de seu carro e acertou com força a barreira de pneus na sexta volta. Ele saiu dos escombros rapidamente e sem aparentar ferimentos graves, mas a batida fez a prova ser paralisada por cerca de 20 minutos para que a área de proteção fosse reparada.

Rosberg manteve-se alheio ao início caótico de corrida em Spa, não foi ameaçado em nenhum momento e recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação, a mesma em que largou. A prova só não foi perfeita para o alemão porque o conturbado começo de corrida beneficiou Lewis Hamilton, seu rival pelo título e que largou da última fila.

O britânico cumpria punição por exceder o limite de unidades de potência da temporada e esperava lutar por um lugar na zona de pontuação. Quando o acidente de Magnussen causou bandeira vermelha, no entanto, ele já estava na quinta colocação. Foi o terceiro, conseguindo um lugar no pódio com o vencedor Rosberg e o australiano Daniel Ricciardo, segundo.

Nico Hulkenberg foi o quarto, logo à frente de Sergio Pérez, seu companheiro na equipe Force India. Sebastian Vettel ficou em sexto, seguido por Fernando Alonso, Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen. Felipe Massa fez prova regular e acabou a prova na décima posição, a mesma em que começou. Felipe Nasr foi o 17º, último entre os pilotos que completaram as 44 voltas em Spa.

O caótico começo de corrida em Spa-Francorchamps permitiu a Lewis Hamilton se manter na liderança do Mundial de Fórmula 1. Ele tem 232 pontos, com nove de vantagem para Rosberg ? o britânico tinha vencido seis das últimas provas do calendário. A próxima corrida da temporada é o GP da Itália, em Monza, em 4 de setembro.

 

 

 

 

 

Tags: velocidade automobilismo formula 1