Basquete

LBF

Sport vence primeiro jogo da final contra o Americana

Em São Paulo, leoninas bateram as mandantes por 54 a 44. No próximo sábado, times voltarão a se enfrentar no Recife

postado em 30/03/2013 14:29 / atualizado em 31/03/2013 13:05

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Desde quando o Sport ainda fazia a pré-temporada para jogar a Liga Feminina de Basquete, o técnico leonino, Roberto Dornelas, apontava o Americana como postulante ao bicampeonato. Apesar dos altos investimentos do clube da Praça da Bandeira e da vitória sobre as paulistas ainda na primeira rodada, o comandante leonino preferia deixar o favoritismo para o adversário. Pareceu um discurso meramente político. Na cidade homônima da equipe mandante, na tarde deste sábado, as meninas da Ilha venceram de novo: 54 a 44. Com uma mão na taça, elas seguem invictas na competição. Este foi o primeiro de uma série de três jogos para definir o campeão de 2013. O segundo confronto será no próximo sábado, quando as rubro-negras vão ser as anfitriãs. Caso seja necessário, um terceiro duelo acontecerá no dia 13 de abril, também no Ginásio Jorge Maia.

O jogo começou estudado por ambas as equipes. Sport e Americana "pisavam em ovos" antes de tomar qualquer iniciativa. Preferiam tocar a bola. Apesar da frigidez, já se podia, no entanto, ver dois times bem postados em quadra e marcando forte. A partida em si, porém, não fluiu. Isso aconteceu, timidamente, só depois de quase cinco minutos. As donas da casa ficaram na vantagem ao término do período: 17 a 15. Quem acabou ditando o ritmo do Americana foi Clarissa, fazendo um total de 13 pontos.

A partir de então, a embate ficou mais nervoso e disputado, apesar das poucas cestas na segunda etapa - que acabou 9 a 5 a favor do Americana. Apesar da vitória parcial, o técnico da equipe de São Paulo, Luiz Zanon, reclamava que as suas comandadas estavam muito ansiosas. Já Dornelas falava que as rubro-negras corriam muito, mas sem efetividade. A insatisfação dos treinadores era um reflexo do que acontecia em quadra. As equipes, se equivalendo, deixavam o jogo truncado.

A esmagadora maioria dos torcedores presentes nas arquibancadas eram, naturalmente, do time da casa. Contudo, a torcida rubro-negra se fazia presente. Vez ou outra, ecoava algum "cazá-cazá" em meio a raros momentos de silêncio do público de Americana. O pequeno, mas entusiasmado apoio, tentava dar aquele gás a mais às leoninas. Pareceu que deu certo. Mesmo com Adrianinha bem marcada por Carla, impedindo parte das infiltrações das visitantes, o Sport conseguiu terminar o terceiro período na frente: 40 a 39.

A partida continuou equilibrada até o final. Lá e cá. No quarto e último período, interrompido três vezes por conta de problemas no cronômetro do ginásio, Palmira chamou a responsabilidade para o Sport. Quem se destacou mesmo foi a norte-americana Alex Montgomery. A jogadora foi a cestinha, com 17 pontos - ao lado de Clarissa. O Leão, assim, cresceu em quadra. Ficou mais agressivo. Zanon, então, viu o imprescinível triunfo em casa escapando. Pediu tempo técnico, mas nada adiantou. As rubro-negras valorizaram a posse de bola e ficaram com a vitória: 54 a 44.