Basquete

BASQUETE

LBF se reúne com interessados na edição de 2018 e PE pode ter mais uma equipe na Liga

Das 22 equipes inscritas, 16 marcaram presença no encontro. Vice-presidente da LBF, Valter Ferreira, aponta chance de representante do interior do estado

postado em 24/08/2017 19:01 / atualizado em 24/08/2017 19:12

Luiz Pires/LBF
A temporada da Liga de Basquete Feminino (LBF) não começou, mas o planejamento para a edição de 2018 já foi apresentado no 1º Meeting de Clubes, na última terça-feira, em Guaralhos, São Paulo. Das 22 equipes inscritas, 16 estiveram presentes na apresentação oficial das novas ideias conduzidas pelo presidente da entidade, Ricardo Molina Dias. Para Pernambuco, a principal novidade foi a possibilidade do surgimento de uma equipe de Peetrolina na competição.

O evento contou com o idealizador do projeto e técnico da Uninassau Basquete, Roberto Dornelas. A equipe é a atual vice-campeã nacional - após perder o título para o Corinthians/Americana. Com a possibilidade de mais rivais em vista, Dornelas não encara o cenário como apenas uma alta na competitividade, mas também uma chance de crescimento no basquete nacional.

“Pela primeira vez, vi uma produção real, sem ser ‘oba oba’. Vamos ter adversários, mas o que importa é a atenção que se se está dando ao basquete. Sabemos da pretensão de muitos em participar do campeonato, mas a gente sabe que todas essas 22 não vão participar, até porque não se tem orçamento para isso. O fato de ter interesse é o que conta. A gente deve alcançar umas dez equipes. É um grande avanço”, explicou o técnico da Uninassau.

Top 10

No encontro com interessados em participar da Liga em 2018 que terá início no dia 08 de janeiro, foram discutidos dez mudanças chamadas de Top 10 LBF. Os ítens que mais chamam atenção é a inserção de novas equipes, transmissão de 30 a 40 jogos em até dois canais televisivos distintos e via internet, incluindo a fase regular e playoffs. Um dos novatos na lista de interesse foi  Petrolina.

Petrolina

Questionado sobre a expectativa do estado ter mais um representante do basquete, o vice-presidente da Liga de Basquete Feminino, Valter Ferreira, comentou sobre como surgiu essa ideia. “Mês passado, visitei o Sesc de Petrolina e fiquei encantado com a estrutura que atende  as necessidades do basquete. Então pensei em movimentar a criação de time para representar o sertão nordestino. Por isso, coloquei na lista da reunião como ‘equipe interessada’. Vou conversar com o presidente do Sesc lá, apresentar esse projeto para tentar a criação desse time e colocar ele na Liga. Mas não temos nada definido”, explicou Valter Ferreira, vice-presidente da LBF.

Confira a lista de equipes inscritas do 1º Meeting LBF 2018:

Blumenau-SC
Campinas-SP
Catanduva-SP
Cuiabá (Mixto)-MT
Jonville-SC
Maringá-PR
Mogi das Cruzes-SP
Osasco-SP
Ourinhos-SP
Pindamonhangaba-SP
Presidente Venceslau-SP
Sampaio Basquete-MA
Santo André-SP
Santos-SP
São Bernardo-SP
Uninassau-PE

Equipes interessadas ausentes na reunião:

Araraquara-SP
Caxias do Sul-RS
Novas CBB
Palmas-PR
Petrolina-PE
Sorocaba-SP