• (0) Comentários
  • Votação:

Candidato a pagar o pato

Goleiro do Taiti, que estreia contra nigerianos, vai encarar também artilheiros da Copa

Renan Damasceno - Estado de Minas

Publicação:

15/06/2013 09:10

 

Atualização:

15/06/2013 11:05

 (AFP PHOTO/Eitan Abramovich )

Aos 35 anos, o goleiro Xavier Samin terá pela frente na próxima semana o maior desafio de sua carreira: defender o gol do Taiti contra dois dos principais artilheiros da última Copa do Mundo, o espanhol David Villa e o uruguaio Diego Fórlan, que marcaram cinco gols cada um no Mundial da África do Sul’2010. Serão os sete dias mais importantes da vida do contador que divide seu tempo com a função de goleiro da Seleção desde 2000, defendendo os Guerreiros de Aço nas últimas quatro eliminatórias para a Copa.

“Quando vencemos a Copa da Oceania, sabíamos da dificuldade de enfrentar as melhores equipes do mundo, as principais estrelas do futebol. Não será fácil, mas estar aqui para participar já é uma grande honra para todos nós”, afirmou Samin, que defende o Tefana há 17 temporadas, mas pela primeira vez joga longe de seu continente. “Nunca joguei fora da ilha em uma competição de alto nível. Estou muito feliz em representar meu país e meu continente.”

Depois de enfrentar a Nigéria, segunda-feira, às 16h, no Mineirão, os taitianos viajam ao Rio de Janeiro para encarar a Espanha, na quinta-feira, e terminam sua participação na primeira fase contra o Uruguai, dia 23, no Recife. Samin é peça fundamental na estratégia traçada pelo técnico Eddy Etaeta. A orientação é simples e clara: perder de pouco. “Como não temos jogadores velozes, nossa missão será defender para não tomar muitos gols”, explicou o treinador.

Na campanha do título da Copa da Oceania, que rendeu ao país a inédita participação na Copa das Confederações, o goleiro, de 1,84m, assumiu a vaga de titular no lugar de Mikael Roche a partir do terceiro jogo e não saiu mais. Sofreu apenas um gol e foi importante nas vitórias sobre Ilhas Salomão e Nova Caledônia, ambas por 1 a 0, na fase final. Samin é o autor da música Canção dos To’a Aitos (guerreiros de aço, na língua local), que os atletas cantam ao fim de cada treino. “É uma música para nos dar coragem, para o time ir mais longe”, detalhou o goleiro, que compôs os versos no quarto do hotel, no início da semana.

TREINOS SECRETOS

Etaeta comanda o último treino da equipe no Sesc Venda Nova hoje à tarde. A única dúvida é a participação do zagueiro e capitão Nicolas Vallar, que trata torção no tornozelo e treina separadamente. Amanhã, às 14h30, os jogadores vão conhecer o Mineirão, palco da estreia. A maioria dos atletas jamais entrou em um estádio de grande porte. O treinador tem preparado o grupo para lidar com a situação nova. “Eu disse a eles: não sintam a pressão, tenham confiança. É possível. Por que não? Eu espero receber o apoio dos torcedores”, sonha Etaeta.

Taitianas
Passagem de volta já está marcada


Se por uma improvável e quase milagrosa combinação de resultados o Taiti se classificar para as semifinais, o estafe da delegação terá de correr para remarcar as passagens. O retorno dos taitianos está marcado para a noite do dia 23, apenas quatro horas após o jogo contra o Uruguai, no Recife, fechando a primeira fase. “Por isso chegamos antes ao Brasil, para aproveitar melhor nossa viagem”, brincou o técnico Eddy Etaeta.

Imprensa taitiana pouco confiante

Quatro jornalistas taitianos estão credenciados para cobrir a Seleção local e chegaram quinta-feira à noite a Belo Horizonte. Apesar do ineditismo do feito, os repórteres da TV Tahiti Nui e do jornal La Dépeche de Tahiti não esperam resultados muito positivos. “São jogadores amadores, sem muito ritmo e de nível muito abaixo dos rivais”, reconheceu Davidson Benett.

Comentar notícia

Verificando informações
{'nvoto': 0, 'tags': , 'url': 'app/noticias/campeonatos/copa-das-confederacoes/copa2013-noticias/2013/06/15/noticia,253746/candidato-a-pagar-o-pato.shtml', 'id_aplicativo': 7, 'voto': 0.0, 'id_treeapp': 991, 'acesso': 241, 'comentario': 0}

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Últimas notícias

+