• (15) Comentários
  • Votação:

Arena PE

Pior do que todos imaginavam

Problemas encontrados no jogo-teste da Arena Pernambuco se repetiram no primeiro jogo da Copa das Confederações entre Uruguai e Espanha

Publicação:

17/06/2013 09:59

 (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
Teve problemas de mobilidade na ida e na volta, entulho em volta do estádio, falta de lixeiras na área externa … Problemas ensaiados no único teste da Arena Pernambuco, o amistoso entre Náutico e Sporting, e que se repetiram ontem, no primeiro jogo da Copa das Confederações no estado. Transtornos que deixaram torcedores irritados e decepcionados, e que superaram até mesmo o que se imaginava. Ninguém, por exemplo, cogitava chegar no estádio e descobrir que o ingresso correspondia a um setor que, veja só, não existe no estádio! Ou chegar à Arena na chuva, se deparar com um portão fechado e escutar do voluntário que a chave foi perdida! Cenas lamentáveis, algumas delas com dia e hora para voltar a acontecer.

 (Daniel Leal/DP/D.A Press)
O caos da saída

Os alertas sobre a capacidade da estação Cosme e Damião se transformaram em desespero na noite de ontem. Insuficiente para escoar o público que assistiu à partida, ela ficou superlotada até depois da meia noite. Uma situação que deixou muitos torcedores apreensivos, convictos de que esta foi a última experiência no estádio pernambucano, como aconteceu com o uruguaio Francisco Fagundes. Ele comprou ingressos para os dois jogos da Celeste na fase de grupos da Copa das Confederações, mas desistiu de voltar próximo domingo. “Não vou ficar aqui. Vou antecipar a minha volta para Montevidéu. Não tem a mínima condição. É um absurdo colocar 40 mil pessoas para sair pelo mesmo local”, destacou.

Ônibus superlotados

Ainda antes de entrar nos ônibus que faziam a ligação entre a Arena e a estação Cosme e Damião, o caos já estava instalado na saída do jogo. Torcedores espremidos derrubaram as grades que ajudavam a formar as filas. Desorganizados e na base do empurra-empurra, eles entravam nos ônibus, superlotados. Ao chegar na estação, completamente ocupada, as pessoas enfrentavam um corredor estreito, que gerava mais empurra-empurra e ainda mais desespero nos torcedores. Para completar, alguns ônibus quebraram no trajeto, obrigando os torcedores a completar o percurso de três quilômetros andando.

O sumiço da chave
Todos os portões abriram na hora programada. Menos o portão P. Na chuva, os torcedores com ingressos para os blocos 122 e 123 tiveram que buscar abrigo e ter paciência para entrar. A razão: a chave desapareceu! Foi perdida. Os seguranças tiveram que utilizar um alicate para quebrar as correntes.

Banheiro, só dentro
Outro problema encontrado foi a falta de banheiros na área externa do estádio. Lacuna que, assim como no caso das lixeiras, serviu para os torcedores abusarem da má educação. Alguns deles recorreram ao matagal, cheio de lama devido às chuvas que caíram antes do jogo.

Elevador
Jornalistas que estiveram no estádio para cobrir a partida reclamaram da falta de elevador para subir até as cabines. O equipamento, que apresentou problemas na visita da presidenta Dilma Roussef dois antes do amistoso entre Náutico e Sporting, não estava funcionando.

 (João Andrade Neto/DP/D.A Press)
Desespero de pai e filho

Assim como o conterrâneo Francisco, Diego Beck não pensa em voltar a Arena Pernambuco. Ontem, após a partida, ele tentava pegar o metrô na estação Cosme e Damião com o filho, que chorava muito em seu braço. “Não sei como voltar para casa”, afirmou.

O desafio da fome

Aconteceu no amistoso entre Náutico e Sporting e no jogo de abertura da Copa das Confedrações, no Mané Garrincha, em Brasília. Filas quilométricas tiraram a paciência de quem queria comprar lanches e bebidas. Alguns torcedores ainda reclamaram que a cerveja estava quente.

Sem lixeiras
No percurso da descida do ônibus expresso até a entrada da Arena Pernambuco, de aproximadamente 500 metros, não foi instalada nenhuma lixeira. E os torcedores jogaram latas, garrafas e sacos de salgadinhos no chão.

Entulho e pá
O que mais chamou a atenção de quem chegava à Arena Pernambuco foi a grande quantidade de entulho espalhado pela área externa do estádio. Havia placas, pedregulhos, pedaços de madeira e até grandes latas de metal. Em meio a todos os materiais largados no local, até uma pá foi “esquecida.

Fios e água
Em dois locais do entorno da Arena, foram flagrados dois tipos de fiações que estavam expostas. Apesar de nenhum incidente grave ter sido registrado, a imagem assustou algumas pessoas, pois em um dos locais o fio estava solto dentro de uma poça de água.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(15) comentário(s)

Autor:

Edil Junior


O sistema de evacuação proposto pela fifa funcionou a contento. Seus representantes e os políticos coniventes evacuaram na cabeça dos torcedores. Parabéns aos senhores!
Autor:

Jairo de Paula


...achando ruim porque sentiu na pele o Brasil de verdade. Menino que só é alimentado com Leite "A" dado na boquina quando é obrigado a tomar ki-suco de groselha sem açucar, só pode reclamar e achar que o mundo tá se acabando. CLASSE MÉDIA DE RECIFE, Bem-vinda ao mundo de verdade.
Autor:

Jairo de Paula


...só podia dar em demora. Eu utilizo o transporte público DIARIAMENTE para andar no Recife a anos e nada estava longe do que é normal. Essa grita toda pra mim só soa uma coisa. GENTE QUE SÓ CONHECE O INTERIOR DO SEU CARRO e que só lembra do nome do seu porteiro quando precisa, achando ruim porque..
Autor:

Jairo de Paula


...
Autor:

Jairo de Paula


...Eu estava ontem no jogo, era um consumidor como todos os outros e vi os defeitos (Meu portão era o famigerado "P" e eu também fiquei 01 hora esperando que arrebentassem o cadeado dele), mas vi também que toda aquela gente saindo ao mesmo tempo com apenas 01 opção de transporte de massa...
Autor:

Jairo de Paula


...identificações, demora de ônibus ou falta dele, ônibus super lotado e etc, são coisa que os porteiros, empregadas domésticas, garis, peões de obra e etc enfrentam TODO SANTO DIA.
Autor:

Jairo de Paula


Senhores, o que eu vejo sobre o evento de ontem é que a classe média QUE NÃO UTILIZA O SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE RECIFE finalmente o conheceu e não gostou. Metrô lotado e com ar-condicinado quebrado ou insuficiente para a quantidade de gente dentro do vagão, estação sem conforto ou sem...
Autor:

Rogério Maia


Estive lá com meu irmão mais velho e a familia dele filha esposa e genro foi um absurdo fiquei desesperado qdo olhei para meu irmão amedrontado c aquela situação tentei manter a calma.Foi horrivél numca mais voltaremos la com certeza.Péssima organização Recife não tem condição.
Autor:

Andréa Bandeira


Eu e outras pessoas que usam metrô e ônibus diariamente não sabemos mais a quem reclamar, as integrações sem controle, BARRO,MACAXEIRA,JOANA BEZERRA e outras q a reportagem vem mostrando a as autoridades fazendo vista grossa para o caso...
Autor:

Andréa Bandeira


Gente isso estava previsto, como é que um estado como PE, que no seu normal ñ atende a população tem condições de atender uma multidão indo e vindo do estadio. Sabe o que é isso é que nós não queremos ver a realidade, muitos de vocês tem carros e só usaram metrô ou ônibus no dia do jogo ...
Autor:

gilvan silva


gostaria de propor um novo nome: ARENA LIXÃO
Autor:

Wemerson Freitas


Pra quem achava que os eventos previstos para o estado seriam uma "varinha de condão" e que resolveriam problemas como o do nosso transporte público, das nossas estradas e principalmente da educação do nosso povo, esses fatos soam como um despertador. Acorda povo!
Autor:

oliver oliveira


LAMA,LIXO E MIJO,PRA TUDO QUE E LADO. ARENA MATAO NUNCA MAIS !!
Autor:

oliver oliveira


ARENA MATAO,NUNCA MAIS.!!
Autor:

Fernando guimaraes


eu mesmo não volto lá me senti um lixo, acesso ruim, comida ruim e cara, comprei ingresso para categoria 1, me colocaram atrás da barra la em cima e escondido pelo telão, e ainda escutei de fiscais: procure seus direitos. Só tenho uma coisa a dizer PADRÃO FIFA DE MERDA.

Últimas notícias

+