Tumulto e violência são registrados nos arredores do Obelisco, na Argentina

Segundo o jornal La Nación, oito policiais ficaram feridos e mais de 30 pessoas foram detidas.

postado em 14/07/2014 00:00 / atualizado em 14/07/2014 00:16

Da redação /Correio Braziliense

REUTERS/Ivan Alvarado


As reações dos argentinos à derrota da seleção para a Alemanha na final da Copa do Mundo, neste domingo (13/7), não foi pacífica nos arredores do Obelisco – monumento histórico da capital Buenos Aires. Torcedores "barrabravas" causaram tumulto e violência onde dezenas de milhares de pessoas saudavam a seleção argentina. Eles se penduraram em semáforos, tentaram saquear comércios e destruíram carros de emissoras de televisão, subindo nos veículos e arrancando antenas.

REUTERS/Ivan Alvarado

Torcedores e policiais entraram em confronto. Segundo informações do jornal La Nación, um grupo de vândalos arremessou pedras e paus em direção aos policiais, que reagiram com disparos de balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água. Oito policiais ficaram feridos e ao menos 40 pessoas foram detidas, segundo a France Presse.

A grande maioria das pessoas que se reuniram neste centro emblemático das celebrações argentinas se dispersou após o início da confusão. Famílias com crianças tiveram que se refugiar em restaurantes ou entrar nos halls dos hotéis da área para se proteger do efeito do gás lacrimogêneo.

Com informações de O Clarín, La Nación e France Presse