Rio 2016
  • Oferecimento:

RÚSSIA

Vladimir Putin defende delegação da Rússia e vê injustiça na exclusão dos atletas do país

Atletas russos foram recepcionados pelo presidente

postado em 27/07/2016 13:24 / atualizado em 27/07/2016 13:47

AFP / POOL / Alexander Zemlianichenko
Durante uma recepção da delegação olímpica russa no palácio de Kremlin, sede do governo, o presidente Vladimir Putin fez um forte discurso a favor de seus atletas. Para o político, os atletas foram injustiçados com a exclusão dos Jogos Olímpicos.

“Um número de atletas russos sofreu injustamente, e não há evidências concretas de doping contra eles. A Rússia não pode concordar com a absoluta desclassificação dos nossos atletas”, afirmou Putin. Em decisão da IAAF, todos os 68 competidores russos do atletismo foram banidos dos Jogos Olímpicos pelos escândalos de doping coletivo.



O Comitê Olímpico Internacional (COI) deixou nas mãos das federações internacionais a exclusão ou não dos atletas considerados limpos. “ (A decisão) não vai apenas além da esfera legal, vai além do senso comum. A Rússia não vai apenas assumir a responsabilidade por todos aqueles atletas culpados por doping, mas também vai criar um sistema eficaz para lutar contra o doping”, acrescentou o presidente.

Putin também “desmereceu” as futuras conquistas dos atletas durante as Olimpíadas devido a falta dos competidores russos. “Sem os adversários russos, a competição será menos espetacular e as vitórias terão um sabor totalmente diferente”, completou.

A Rússia ficou entre as quatro melhores nações dos últimos cinco Jogos Olímpicos. Em Atlanta 1996 e Sidney 2000, a delegação soviética só perdeu para os Estados Unidos. Nos Jogos de Londres 2012, a equipe ficou na quarta colocação.

Durante a recepção, a bicampeã olímpica no salto com vara (Atenas 2004 e Pequim 2008), Yelena Isinbayeva, que ficará de fora do Rio 2016, também falou, muito emocionada. “Mostre a eles o que vocês são capazes de fazer, por vocês e por nós também”, discursou a atleta de 34 anos, que cogita encerrar a carreira depois de ficar fora da competição.

Tags: doping russia doping rússia Yelena Isinbayeva