RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (3) Comentários
  • Votação:

Centenário coral

Orgulho dos tricolores, Arruda nasceu com apoio da torcida e aval do Rei Pelé

Construção do estádio teve doação de materiais, e o Rei foi testemunha da ampliação

Brenno Costa - Diario de Pernambuco

Publicação:

03/02/2014 00:01

 

Atualização:

03/02/2014 15:37

Estádio do Arruda na década de 1970 ainda estava em fase de construção (Arquivo/DP/D.A Press)
Estádio do Arruda na década de 1970 ainda estava em fase de construção
Essa é uma história que precisa ser lembrada para o mais jovens. Eles precisam ter noção ainda maior da capacidade de mobilização dos tricolores. É a prova cabal e gigante do amor de uma nação por um time de futebol centenário. É a história do Arruda. Símbolo maior da união entre o clube e seus seguidores. O ano era 1965. A torcida decidiu aceitar a convocação. Era preciso doações para tirar o sonho do papel. Construir um colosso. De imediato, o espaço em que hoje está o parque aquático ficou cheio. De tijolos, cimento, areia, ferro. E amor. Estava fincada a base da nova casa coral.

Lembram os tricolores da velha guarda que o local onde hoje está o parque aquático ficou tomado de materiais de construção em 15 dias. Diziam ter o suficiente para dar cara a primeira versão do estádio. E foi assim. O clube precisava de doações para ter a sua casa. O coração tricolor começou a pulsar. O anel inferior do estádio ganhou corpo. Mas foi só em 1972 que o setor ficou completo. Na ocasião, houve a disputa da Minicopa do Mundo, em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil.

Essa obra só ficou pronta, contudo, quando o Tricolor conseguiu as provas bancárias de que conseguiria pagá-la. Foi quando o clube colocou cinco mil e seiscentas cadeiras cativas como garantia. Em um primeiro momento, as vendas foram mornas. Até que o governo do estado criou uma empresa para administrar as cadeiras. Tudo começou a fluir e, na sequência, o Santa Cruz conseguiu quitar seus débitos.

Arruda é inaugurado oficialmente em 1972 (Arquivo/DP/D.A Press)
Arruda é inaugurado oficialmente em 1972
Até o rei Pelé se mostrou à favor da ampliação do Arruda. Aliás, ele foi a testemunha da assinatura de contrato que liberou a verba para a obra. “Há muito o Recife merecia um grande estádio, mas esta ocasião é bastante oportuna, uma vez que deste estádio estava dependendo a realização aqui dos Jogos da Minicopa”, disse o atleta do século, ao Diario de Pernambuco.

O Mundão do Arruda, contudo, só veio a ficar completo dez anos depois. Em 1982, após o ex-presidente Rodolfo Aguiar apresentar a proposta de construção o anel superior ao então governador Marco Maciel, o estádio ficou com a forma atual. Foi inaugurado com a disputa de um quadrangular com Central, Sport e Náutico. O Tricolor foi eliminado de cara pela Patativa na disputa dos pênaltis, em um jogo com lotação máxima. Mas, nesse caso, a primeira impressão ficou longe de ser o retrato da relação do time com o estádio.

Agora, o Santa Cruz sonha em dar o próximo passo. A intenção é deixar a casa de todos os tricolores com ares modernos e inserir de vez o estádio no conceito tão propalado de arena multiuso. Foi com esse objetivo que foi planejada a Arena Coral, em 2007. Nos planos, além de colocar cobertura na praça esportiva e fechar o anel superior, está a construção de um centro comercial popular. O orçamento para construir a arena é de R$ 200 milhões.
 (Diario de Pernambuco)

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(3) comentário(s)

Autor:

Jonh neto


Quem tem boca diz o que quer, faz tempo que é o mais querido, hoje, Bahia e sport possuem muito mais torcida.
Autor:

El Campíón87 Campión


*ATUAL PINICÃO ARRUDAL, FINANCIAMENTO-DOAÇÃO DO ESTADO, PODERÁ SER REFORMULADO COM NOVA DOAÇÃO-FINANCIAMENTO ESTADUAL-FEDERAL* O pinicão estadual atual foi PRESENTAÇO de políticos de outrora. ZÉ DAS NEVES-NETINHO e PAPI KARLITO certos de doações totais de Eduardinho Campos e Dilminha, p/ARENA GOGO.
Autor:

Diogo D


SAUDAÇÕES CORAIS!!! Santa Meu Eterno Amor, Nunca Negarei Que Sou Tricolor, Sempre Vou Te Amar, Nunca, Já Mais Em Hipótese Alguma Vou Te Abandonar!!!!! #vamoSanta Junta Mais Esta Vitoria!!! Clube Querido do Povo.. Aqui é o gol ou nada!!!!!!!!!!!

Blogs e Colunas