Atlético

ATLÉTICO

Invicto contra Santa Cruz há 38 anos, Atlético tinha Marcelo Oliveira em campo no último revés

Em período de longa invencibilidade, Galo encarou pernambucanos apenas seis vezes

postado em 26/07/2016 08:00 / atualizado em 26/07/2016 09:06

Arquivo EM

Atlético e Santa Cruz se reencontrarão neste sábado após 15 anos. No último duelo, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2001, mineiros e pernambucanos empataram por 1 a 1. Com aquele resultado, o Galo chegou a seis partidas de invencibilidade no histórico do confronto. A última derrota do time alvinegro para o tricolor aconteceu em 1978. Hoje treinador do Atlético, Marcelo Oliveira estava em campo como atleta.

O revés há 38 anos aconteceu em jogo disputado no Arruda. O Santa Cruz, que venceu por 3 a 0, tinha Givanildo Oliveira, ex-técnico do América, como um dos seus jogadores de meio-campo. Já Marcelo Oliveira era responsável pela armação de jogadas do Atlético e permaneceu em campo durante todos os 90 minutos. Aquele tropeço foi uma exceção para o atual treinador do Galo, que já havia enfrentado o time pernambucano quatro vezes, em uma vitória e três empates, e marcado três gols.

Arquivo EM
Após a última derrota, o Atlético encarou o Santa Cruz em mais cinco oportunidades pelo Campeonato Brasileiro e uma pelo Torneio Heleno Nunes. Na competição criada pela CBF e disputada em 1984, o Galo venceu por 3 a 1, no Mineirão. Já no Brasileirão, além do já citado empate em 2001, foram dois triunfos do time alvinegro e outras duas igualdades.

Em todo o retrospecto de duelos entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro, incluindo os jogos pela Taça Roberto Gomes Pedrosa, os pernambucanos levam vantagem, com quatro vitórias e três derrotas, além de oito empates.

Galo em ascensão, Santa irregular

No reencontro deste sábado, Atlético e Santa Cruz entrarão em campo em situações distintas. Com vitória sobre o líder Palmeiras, fora de casa, o Galo se aproximou da ponta da tabela, assumiu a sexta colocação e ficou a seis pontos do time alviverde. Já o Santa foi derrotado pelo Coritiba no Recife, em resultado que o deixou em 16º lugar, com a mesma pontuação de Botafogo e Figueirense, equipes na zona de rebaixamento. Nos critérios de desempate, os pernambucanos são beneficiados por terem maior número de vitórias.

O duelo entre Galo e Santa Cruz, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, será disputado no Independência, a partir das 21h de sábado.

Tags: atlético seriea santa cruz