Futebol Internacional

Liga dos Campeões

Messi perde pênalti, Chelsea arranca empate e vai à final com golaço de Ramires

Após vitória por 1 a 0 em Londres, Chelsea suporta pressão do Barcelona, arranca empate, no Camp Nou, por 2 a 2, e avança à sua segunda final de Champions League

postado em 24/04/2012 17:45 / atualizado em 24/04/2012 18:53

(Foto: Josep Lago/AFP)

O Chelsea está classificado para a final da Liga dos Campeões 2011/12. A equipe comandada por Roberto di Matteo perdeu por 2 a 1 para o Barcelona no Camp Nou, mas avançou por conta da vitória por 1 a 0, há uma semana, no Stamford Brigde.

Ramires foi o herói do time inglês. O brasileiro, que foi o autor da assistência para Drogba no duelo anterior, marcou um golaço de cobertura. Ele, contudo, recebeu um cartão amarelo e não estará na grande final do torneio.


Já do lado do Barcelona, Busquets e Iniesta balançaram a rede. A principal estrela, Messi, teve a oportunidade de ser o protagonista, mas desperdiçou cobrança de pênalti logo no início do segundo tempo. O argentino não marca um gol já há três jogos.

O Chelsea, que teve John Terry expulso ainda aos 35 minutos da primeira etapa, vai disputar sua segunda final de Liga dos Campeões. Em 2007/08, a equipe londrina foi vice-campeã após perder para o Manchester United nos pênaltis. Agora, em Munique, o adversário pode ser o anfitrião Bayern ou o espanhol Real Madrid.


O jogo -
Quatro dias depois de sair derrotado do clássico pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona voltou ao Camp Nou e encontrou um adversário que, apesar de vestir o mesmo branco do uniforme, foi bastante diferente do Real Madrid. O Chelsea entrou em campo com um objetivo claro: fazer o tempo passar.

(Foto: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO )
Não bastasse ter que se preocupar com as estrelas do Barcelona, o técnico Roberto di Matteo ganhou um problema logo no início da partida. Aos dez minutos, Cahill sentiu após dividida e precisou deixar a partida. Bosingwa foi o substituto.

Menos mal que o mesmo aconteceu do outro lado. Guardiola, que surpreendeu ao escalar Piqué no lugar de Daniel Alves viu o zagueiro pedir substituição acusando dores na coxa e precisou colocar o lateral em campo, alterando seu esquema tático.

Ironicamente, funcionou. O primeiro gol do Barcelona começou a ser desenhado justamente por Daniel Alves, que abriu para Fabregas na esquerda. O espanhol cruzou rasteiro e Busquets completou para o fundo da rede. Neste momento, a posse de bola dos donos da casa era de 75%.

O placar ainda não era de todo mal para o Chelsea, já que levava a disputa para os pênaltis. No entanto, os londrinos ganharam mais motivos para se lamentar pouco depois. Primeiro o zagueiro John Terry foi expulso por acertar Sanchez sem a bola. Depois, aos 41 minutos, Iniesta recebeu passe de Messi, invadiu a área e marcou o segundo do Barça.

A torcida que lotou o Camp Nou já se preparava para ter um intervalo de comemorações quando Ramires, aos 45 minutos, foi acionado pela direita, partiu em velocidade e encobriu o goleiro Valdés, marcando um golaço e dando a classificação provisória aos visitantes.

(Foto: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS )
O panorama poderia ter mudado logo aos dois minutos do segundo tempo, quando o árbitro marcou pênalti de Drogba em Fabregas. No entanto, o argentino Lionel Messi, que não marca há dois jogos, desperdiçou a cobrança ao acertar o travessão da meta de Cech.

O goleiro visitante não teve descanso depois disso, pelo contrário. Cech, assim como até os jogadores ofensivos do Chelsea, tiveram a missão de parar o ataque do Barça ao longo de todo o segundo tempo. Drogba, um dos 'zagueiros' mais eficientes, exausto, teve que deixar o campo aos 36 minutos para a entrada de Fernando Torres.

E o espanhol do Chelsea teve que esperar exatamente dez minutos para se consagrar. Único jogador do time além do meio-campo, Torres recebeu lançamento, partiu em velocidade, driblou o goleiro Valdés e chutou para garantir a classificação heroica dos londrinos.

BARCELONA-ESP 2 X 2 CHELSEA-ING


BARCELONA:
Valdés; Piqué (Daniel Alves), Puyol e Mascherano; Busquets, Xavi, Fábregas (Keita) e Iniesta; Cuenca (Tello), Alexis Sánchez e Messi
Técnico:
Josep Guardiola

CHELSEA:
Cech; Ivanovic, Cahill (Bosingwa), Terry e Ashley Cole; Mikel, Raul Meireles, Ramires e Lampard; Mata (Kalou) e Drogba (Fernando Torres)
Técnico: Roberto di Matteo

Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: 24 de abril de 2012, terça-feira
Árbitro: Cüneyt Çaki (Turquia)
Assistentes: Hüseyin Göçek e Bülent Yildirim (Turquia)
Cartões amarelos: Iniesta e Messi (Barcelona); Cech, Ivanovic, Mikel, Meireles e Ramires (Chelsea)
Cartão vermelho: Terry (Chelsea)
Gols: Busquets, 33, Iniesta, 41, e Ramires, aos 45min do 1ºT; Fernando Torres aos 46min do 2ºT