Futebol Internacional

CRISE NO SHAKTHAR

Apesar de clima de insegurança, empresário de atleta garante tranquilidade no Shakhtar

Jorge Machado, agente do volante Fernando, disse que grupo está em segurança

postado em 21/07/2014 16:51 / atualizado em 22/07/2014 09:02

Thiago Madureira /Superesportes

DIVULGAÇÃO / Shakhtar
Por causa do clima de insegurança vivido na Ucrânia, cinco jogadores brasileiros do Shakhtar Donetsk (Alex Teixeira, Dentinho, Douglas Costa, Fred e Ismaily) não embarcaram com o restante do grupo para o Leste Europeu, nesse domingo. A situação, contudo, não é alarmante. Outros jogadores - casos de Luiz Adriano, Ilsinho, Wellington Nem, Marlos, Fernando e Taison - seguiram a programação normalmente e estão em Lviv, no Oeste do país, para a decisão da Supercopa, contra o Dínamo de Kiev, nesta terça-feira.

O empresário Jorge Machado, que agencia o volante Fernando, disse que os relatos vindos da Europa são de ‘tranquilidade’: “A situação é tranquila pelo que o Fernando me passa. Se fosse arriscado permanecer lá (Ucrânia), eles não ficariam. O clube é muito bem organizado e não vai arriscar a vida de nenhum atleta”, disse em contato com o Superesportes.

O atacante Bernard, que está de férias, deve retornar ao clube ucraniano no início de agosto. Procurado pela reportagem, o empresário do jogador, Adriano Spadoto, disse que está ciente do ‘abandono’ de parte dos brasileiros do elenco. “Eu sei do que está acontecendo, estamos cientes de tudo. Mas não vou me pronunciar. Não vamos falar sobre esse caso”, afirmou.

Segundo informações do Canal +, da França, Alex Teixeira, Dentinho, Douglas Costa, Fred e Ismaily, além do argentino Facundo Ferreyra, estão ‘refugiados’ em Genebra, na Suíça. “Conversei com a família do Alex Teixeira e acredito que eles vão voltar ao clube por esses dias”, disse o empresário Reinaldo Pitta. “Os brasileiros recebem muito bem, em dia e vivem bem na Ucrânia. Eles devem voltar em pouco tempo”, relatou.

A influência de Kia Joorabchian

De acordo com o técnico do Shakhtar, Mircea Lucescu, o polêmico empresário Kia Joorabchian tem relação na ‘fuga’ dos brasileiros. Segundo Lucescu, o agente quer aproveitar o momento conturbado na Ucrânia e “capitalizar com a situação”.

“É um golpe do Kia. Ele está se aproveitando da situação. Os jogadores são jovens e ele os convenceu” disse o técnico ucraniano. "Ele quis fazer o mesmo com Luiz Adriano, Ilsinho, Marlos e Taison, mas eles recusaram".

Em preparação para a temporada, o Shakhtar enfrentou o Lyon, nesse sábado, e o agente iraniano teria ido ao estádio acompanhar a partida. “É um escândalo puro. Tudo aconteceu após o jogo contra o Lyon, às duas horas da manhã no nosso hotel. Não pude fazer nada”, afirmou Lucescu.

Punição à vista

O dono da equipe, o magnata Rinat Akhmetov, garantiu que os atletas serão punidos caso não se reintegrem rapidamente à equipe.

"Os jogadores têm contratos que são obrigados a cumprir. Se eles não voltarem, penso que eles mesmos serão os primeiros a sofrer as consequências. Cada um deles tem uma cláusula de rescisão de dezenas de milhões de euros. E se alguém quiser reduzir esse montante em um milhão que seja, então, estaremos no nosso direito de decidir como acharmos mais conveniente conforme a situação", disse Akhmetov em entrevista à agência R-Sport.

Tags: bernard shakthar ucrânia desaparecidos crise