Futebol Internacional

LIGA DOS CAMPEÕES

Welbeck faz três e Arsenal goleia o Galatasaray na Liga em dia de festa para Arsene Wenger

Arsenal definiu a vitória no primeiro tempo, quando aproveitou as oportunidades

postado em 01/10/2014 17:53 / atualizado em 01/10/2014 18:05

Gazeta Press

REUTERS/Stefan Wermuth


Os 18 anos de Arsene Wenger no comando do Arsenal foram comemorados em grande estilo nesta quarta-feira. Atuando no Emirates Stadium (Londres), os Gunners derrotaram o Galatasaray por 4 a 1 e conquistaram a primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões. Welbeck – o destaque do jogo, com três gols - e Alexis Sánchez anotaram os tentos do Arsenal. Os turcos diminuíram com Burak Yilmaz, de pênalti.

O Arsenal definiu a vitória ainda no primeiro tempo, quando soube aproveitar as oportunidades que teve e abriu 3 a 0. Com uma postura defensiva – Felipe Melo formou o trio de zagueiros e Sneijder foi posicionado como volante -, o Galatasaray ameaçou os anfitriões apenas duas vezes, e sem perigo.

Na segunda etapa, os ingleses não diminuíram o ritmo, marcaram o quarto gol logo no começo, mas precisaram adotar postura mais defensiva a partir dos 15 minutos, quando o goleiro Szczesny foi expulso após cometer pênalti em Yilmaz.

Com o resultado, o Arsenal, que perdeu para o Borussia Dortmund na primeira rodada, somou seus primeiros três pontos e subiu para a vice-liderança do Grupo D. O Galatasaray, por sua vez, manteve-se com um ponto, somado no empate em casa contra o Anderlecht-BEL.

A equipe inglesa volta a campo pela Liga dos Campeões no próximo dia 22, quando enfrenta o Anderlecht na Bélgica, pela terceira rodada. Na mesma data, o Galatasaray recebe o Borussia Dortmund em Istambul.

O jogo

Com três zagueiros e Sneijder atuando como volante, o Galatasaray deixou clara sua proposta nos primeiros minutos de jogo: defender-se e buscar os contra-ataques. A estratégia surtiu efeito nos 20 minutos iniciais, em que o Arsenal pouco criou.

Coube a Welbeck vencer a fortaleza turca. Aos 21 minutos, Alexis Sánchez recebeu na esquerda, carregou a bola para o meio e deu passe preciso para Welbeck, que tocou entre as pernas do goleiro Muslera para abrir o marcador.

Oportunista, Welbeck balançou as redes novamente aos 30. O jogador aproveitou a falha de Chedjou ao tentar cortar a bola de cabeça, ganhou de Felipe Melo na corrida, entrou na área e tocou na saída de Muslera.

Seis minutos mais tarde, os torcedores do Galatasaray, empolgados apesar da derrota, atiraram sinalizadores no gramado do Emirates Stadium, o que obrigou o árbitro italiano Gianluca Rocchi a paralisar o jogo.

Pouco ameaçado pelo Galatasaray, o Arsenal marcou mais um antes do fim do primeiro tempo. Em rápido-contra-ataque, Ozil deu passe em profundidade para Alexis Sánchez, que se livrou da marcação de Chedjou e finalizou no canto esquerdo de Muslera.

O ímpeto do Arsenal continuou na segunda etapa, e logo aos seis minutos os londrinos ampliaram o marcador. Chamberlain recebeu na ponta direita e deu passe preciso para Welbeck, que entrou livre na área e tocou por cima de Muslera, anotando seu terceiro gol na partida.

Numa das raras vezes em que o Galatasaray chegou à área do Arsenal, Burak Yilmaz recebeu, driblou Szczesny e foi derrubado pelo goleiro do Arsenal. Além de marcar o pênalti, o árbitro expulsou o arqueiro. Na cobrança da penalidade, Burak Yilmaz diminuiu o marcador, ao chutar no canto esquerdo do colombiano Ospina – que entrou na vaga de Alexis Sánchez.

A partir de então, o Galatasaray passou a ficar mais tempo com a bola, mas não soube aproveitar a vantagem no número de jogadores para diminuir ainda mais o placar. Sneijder levou perigo pelo menos três vezes e Altintop parou em boa defesa de Ospina.

No último lance da partida, os Gunners quase fizeram o quinto. Em outro contra-ataque rápido, Wilshere lançou Welbeck, que fez boa jogada e deu passe preciso para Cazorla. O espanhol entrou livre na área e tocou com categoria na saída de Muslera. A pouca força colocada na bola permitiu que Kaya tirasse em cima da linha e evitasse uma derrota ainda pior.

Borussia vence o Anderlecht e mantém a liderança

Também nesta quarta-feira, no outro jogo do Grupo D, o Borussia Dortmund derrotou o Anderlecht na Bélgica, por 3 a 0, com gols de Immobile e Ramos (dois). Com a vitória, os alemães chegaram aos seis pontos e mantiveram a liderança da chave. O Anderlecht, por sua vez, permaneceu com um ponto.

TABELA COMPLETA DA LIGA DOS CAMPEÕES

Tags: welbeck champions ligadoscampeoes arsenal