Futebol Internacional

COPA DO REI

Real Madrid teme receber final entre Barcelona e Athletic Bilbao no Santiago Bernabéu

Como manobra, Real pode realizar jogo do time B no estádio na mesma data

postado em 05/03/2015 09:40 / atualizado em 05/03/2015 09:52

AFP PHOTO/ ANDER GILLENEA

Definidos os finalistas da Copa do Rei, a liga espanhola estuda dois possíveis estádios para decidir onde realizar a decisão entre Barcelona e Athletic Bilbao. Além do Mestalla, casa do Valencia, também é candidato o Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. O clube merengue obviamente não vê com bons olhos sediar uma final em que o maior rival tem favoritismo para ser campeão.

O jogo está marcado para o dia 30 de maio, e o local deve ser definido na próxima semana. Tradicionalmente disputada em ‘campo neutro’, a final da Copa do Rei portanto não será nem no Camp Nou nem no San Mamés.

Esta é a oitava vez que as equipes se encontram na decisão, sendo que a última, em 2012, foi disputada no Vicente Calderón. A casa do Atlético de Madrid seria a escolha ideal não fosse o show marcado para o mesmo final de semana. Assim o Bernabéu é forte candidato por sua capacidade para 80 mil torcedores - 25 mil a mais que o Mestalla, a outra opção.

Além do temor de ceder seu estádio para o 27º título do rival na Copa do Rei, a preocupação do Real Madrid tem também bases emblemáticas. Tanto Bilbao quando Catalunha são regiões que historicamente lutam por separar-se da Espanha, nadando contra o nacionalismo do qual a capital Madri, é claro, é a principal força.

Para livrar-se de sediar o jogo, o clube merengue poderia encontrar em sua segunda equipe a solução. Segundo o jornal As, o Real Madrid Castilla teria compromisso na data em questão se chegar às fases decisivas da terceira divisão espanhola. Como é tradição o time B atuar no Santiago Bernabéu em grandes jogos, a liga teria um obstáculo para realizar a decisão da Copa do Rei em Madri.