Futebol Internacional

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO

Uruguai supera altitude e desfalques contra a Bolívia e é o primeiro a vencer nas Eliminatórias

Gols da Celeste Olímpica foram marcados por Martín Cáceres e Diego Godin

postado em 08/10/2015 19:15 / atualizado em 08/10/2015 19:22

AIZAR RALDES / AFP

Mesmo sem poder contar com Edinson Cavani e Luis Suárez, o Uruguai não fez feio nesta quinta-feira e venceu a Bolívia por 2 a 0 na estreia da seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Os gols foram marcados pelo lateral Martín Cáceres, da Juventus, e pelo zagueiro Diego Godín, do Atlético de Madri, que superaram a altitude de 3.600 metros de La Paz para dar a vitória ao time de Óscar Tabárez.

O primeiro triunfo registrado deixa a Celeste na liderança da tabela com três pontos somados. Vale destacar, porém, que as demais equipes ainda entram em campo nesta noite – dentre elas, a Seleção Brasileira, que visita o Chile em Santiago a partir das 20h30 (de Brasília).

O jogo

O ar rarefeito e o aumento da velocidade da bola – fenômenos proporcionados pela altitude de 3.600 metros em La Paz – não impediram o Uruguai de partir para o ataque em sua primeira oportunidade. Logo aos dois minutos, Abel Hernández recebeu lançamento e tentou o chute, devidamente defendido pelo goleiro Vaca.

A segunda chance uruguaia não foi desperdiçada da mesma maneira. Aos nove minutos, Carlos Sánchez levantou na cabeça de Abel Hernández, que tentou de primeira para o gol. Inicialmente bloqueada por Vaca, a bola voltou direto para os pés de Martín Cáceres, que finalizou para o fundo da rede.

Faltou pouco para os bolivianos chegarem ao empate aos 14 minutos. O atacante Yasmani Duk venceu o zagueiro Diego Godín na correria e decidiu bombardear a meta da entrada da área. Para a sorte da Celeste, o travessão fez o trabalho que o goleiro Muslera não conseguiu.

Na marca dos 21 minutos, as duas seleções levaram perigo. Primeiro, o Uruguai chutou com Carlos Sánchez, que exigiu uma boa defesa de Vaca. Na sequência, Jhasmani Campos cobrou falta e obrigou o arqueiro uruguaio a fazer milagre. Por fim, Chumacero voltou a testar Muslera, que espalmou mais uma vez.

O retorno para o segundo tempo trouxe mais uma oportunidade para a Bolívia. Desta vez, Oscar Diaz – que substituiu Raúl Castro no intervalo – tirou proveito de uma falha da defesa adversária e concluiu para o gol. No meio do caminho, Muslera fez a diferença novamente.

Interrompendo a pressão boliviana, a Celeste ainda marcou mais um para não deixar dúvidas em relação à vitória. Aos 24, Carlos Sánchez cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Diego Godín no segundo pau. A bola passou direto pelo goleiro Vaca e alcançou a cabeça do zagueiro, que precisou de um leve desvio para ampliar a vantagem.

Ainda houve tempo para a expulsão de Jair Torrico, que já tinha amarelo quando cometeu falta sobre José Giménez. O cartão foi convertido em vermelho e deixou a Bolívia com um a menos a partir dos 25 minutos, reforçando o triunfo uruguaio.

BOLÍVIA 0 X 2 URUGUAI

BOLÍVIA
Daniel Vaca; Zampiery, Zenteno, Marteli e Jair Torrico; Veizaga, Raúl Castro (Oscar Diaz), Chumacero (Lizio) e Jhasmani Campos (Rudy Cardozo); Arce e Yasmani Duk
Técnico: Julio César Baldivieso

URUGUAI
Fernando Muslera; Martín Cáceres, José Giménez, Diego Godín e Álvaro Pereira; Carlos Sánchez (Lodeiro), Matías Corujo, Álvaro González e Cristian Rodríguez (Mayada); Stuani e Abel Hernández (Diego Rolán)
Técnico: Óscar Tabárez

Gols: Martín Cáceres, aos 9min do primeiro tempo, e Diego Godín, aos 24min do segundo (Uruguai)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Data: 08 de outubro de 2004, quinta-feira
Árbitro: Patricio Lostau (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti e Ezequiel Brailowski (ambos da Argentina)
Cartões amarelos: Marteli, Jhasmani Campos e Arce (Bolívia); Matías Corujo e Diego Rolán (Uruguai)
Cartão vermelho: Jair Torrico (Bolívia)

Tags: bolívia uruguai copa2018