Futebol Internacional

BARCELONA

Rafinha Alcântara defende Neymar depois de polêmica com Valencia: 'Não é provocação, é arte'

Companheiro de Barcelona acredita que atacante é 'vítima de campanha midiática'

postado em 28/10/2016 12:26 / atualizado em 28/10/2016 12:36

AFP
Recuperado das lesões da temporada passada, Rafinha vive boa fase e tem sido peça fundamental no elenco do Barcelona. Companheiro de Neymar dentro e fora dos gramados, o meia ofensivo saiu em defesa do camisa 11 após o polêmico jogo contra o Valencia, no qual o ex-santista recebeu uma garrafada de um torcedor rival.

Para Rafinha, Neymar tem sido alvo de críticas injustas pela imprensa espanhola. “Acredito que ele é vítima de uma campanha midiática. Tem gente que busca esse tipo de coisa, criar algo que não é verdade. Mas isso é futebol, Neymar tem uma qualidade fora do comum e, quando demonstra isso em campo, para mim não é uma provocação, é arte. Quem dera todos pudessem fazer isso, mas cada um tem sua forma de jogar”, disse o jogador.

Na ocasião, a partida estava empata em 2 a 2 quando, aos 49 minutos do segundo tempo, Lionel Messi marcou um gol de pênalti, que deu a vitória ao Barça. Durante a comemoração da equipe, um torcedor do Valencia atirou uma garrafa no campo, que atingiu o brasileiro. Apesar de reconhecer a conduta violência, o Valencia, que foi punido, alegou que os atletas visitantes, principalmente Neymar e Messi, provocaram a torcida com gestos e expressões.

“As pessoas distorceram a história. Uma garrafa foi atirada em Neymar e mudaram a história, que é um episódio de violência de uma pessoa dentro do Mestalla. Agora, culpam Neymar. Isto, para mim, é uma grande surpresa”, analisou Rafinha, que espera uma atitude formal por parte da Federação Espanhola. “Quando não se protege um jogador de atos violentos, existe o risco de o episódio voltar a acontecer”, explicou.

Por último, o brasileiro comemorou o bom momento e garantiu estar pronto para ajudar da maneira que o elenco precisar. “Tenho a sorte de poder jogar em várias posições e, apesar de sempre ter sido meia, me sinto muito confortável atuando tanto no meio de campo como no ataque”, finalizou.

O próximo compromisso do Barcelona é neste sábado, às 16h45 (de Brasília), em casa, contra o Granada, pela décima rodada do Campeonato Espanhol.

Tags: neymar barcelona espanholfut rafinha