Futebol Internacional

COPA AMÉRICA

'É preciso aplaudir esta geração', exalta Vidal após bicampeonato do Chile na Copa América

Chile levou segundo título seguido ao bater Argentina novamente nos pênaltis

postado em 27/06/2016 10:09 / atualizado em 27/06/2016 10:17

AFP
A seleção do Chile ganhou um lugar na história. A definição é do meio-campo Arturo Vidal, considerado o melhor jogador em campo na decisão da Copa América Centenário contra a Argentina, neste domingo à noite, no East Rutherford, nos Estados Unidos, onde a seleção do seu país conquistou o bicampeonato ao vencer a Argentina na disputa por pênalti, após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Para ele, o bicampeonato é a consolidação do futebol do país.

“É preciso aplaudir esta geração, ganhamos um lugar, demos muitas coisas ao Chile e estamos muito felizes com isso", disse Vidal, que no ano passado já havia ajudado a seleção do seu país a conquistar um inédito título de Copa América para o país, em casa, ao também superar os argentinos nas cobranças de pênaltis.

Para ele, a principal importância da Copa América Centenário para o Chile foi justamente por consolidar a seleção como uma equipe vencedora e mostrar que pode ser campeã também fora de casa - a Copa América de 2015 foi realizada no país. “Há algum tempo que nos olham diferente e este título é uma mensagem para as demais seleções", afirmou.

Eleito o melhor jogador da competição, o atacante Alexis Sanchez agradeceu aos companheiros. “Não tenho palavras para falar deles estou muito emocionado, não dou conta do que está acontecendo", disse. O jogador não parava de comemorar. “Somos os campeões e contra a Argentina... É a coisa mais linda que já passei na vida são finais que não se ganham todos os dias. Mudamos a história do futebol chileno", completou o atacante.

A Argentina perdeu neste domingo a sua terceira final seguida - foi derrotada pela Alemanha na decisão da Copa do Mundo de 2014 e depois pelo próprio Chile na Copa América do ano passado. Para o técnico Tata Martino, porém, isso não significa que a atual geração é perdedora.

Martino considera até que a Argentina merecia ter saído vencedora do jogo deste domingo, pelo que fez durante os 90 minutos. “O time esteve bem, sempre mais próximo do gol que os chilenos e poderíamos ter vencido. Mas no futebol nem sempre o melhor time sai vencedor", lamentou.