Futebol Nacional

SÉRIE A

Cruzeiro completa nesta terça-feira cinco meses na liderança do Campeonato Brasileiro

Raposa assumiu a ponta ao bater o Sport, por 2 a 0, na 6ª rodada, no dia 21 de maio

postado em 21/10/2014 07:00 / atualizado em 21/10/2014 09:05

Thiago Madureira /Superesportes

Marcello Zambrana/Light Press
Não houve período de instabilidade que tirasse o Cruzeiro da liderança do Campeonato Brasileiro. Desde a vitória por 2 a 0 sobre o Sport, pela sexta rodada, no dia 21 de maio, quando assumiu a ponta, o time de Marcelo Oliveira não largou mais a primeira posição do torneio. Nesta terça-feira, o ‘reinado celeste’ alcança exatos cinco meses.

Nem no momento mais turbulento na temporada, após as derrotas seguidas para Corinthians, Flamengo e ABC - este último pela Copa do Brasil, o Cruzeiro foi verdadeiramente ameaçado. Sempre a Raposa manteve certa distância para o vice-líder. A menor diferença foi ainda no começo do campeonato, na oitava rodada, quando perdeu para o Corinthians, e viu a aproximação de Fluminense, Internacional, Goiás, além do próprio Timão, que ficaram com um pontos a menos na tabela.

Já são 24 rodadas na ponta. Comparando com a temporada passada, o time celeste assumiu a primeira colocação de forma definitiva somente na 16 ª rodada - diferença de 10 partidas.

Na configuração atual do campeonato, o Cruzeiro (59 pontos) mantém uma vantagem de sete pontos para o São Paulo (52 pontos), atual segundo colocado. O próximo compromisso será nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, contra o Palmeiras.

Momentos delicados

O primeiro vacilo celeste que aproximou os concorrentes ao título ocorreu na oitava rodada. O Cruzeiro perdeu para o Corinthians, fora de casa, por 1 a 0, e ficou estacionado nos 16 pontos. Além do Timão, Fluminense, Internacional e Goiás estavam com 15 pontos.

Na 15ª rodada, reação importante. O Internacional venceu o Goiás (1 a 0), no sábado, no Serra Dourada, e assumiu a ponta provisória. No domingo, o Cruzeiro, pressionado, precisava bater o Santos. Goleou o time paulista (3 a 0) e continuou na liderança.

A derrota para o São Paulo, por 2 a 0, na 21ª rodada, deixou o time paulista com quatro pontos a menos que a Raposa. Contudo, já na rodada seguinte o Cruzeiro reagiu bem e venceu o Atlético-PR.

Partidas restantes do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro:

Cruzeiro x Palmeiras
Figueirense x Cruzeiro
Cruzeiro x Botafogo
Cruzeiro x Criciúma
Santos x Cruzeiro
Grêmio x Cruzeiro
Cruzeiro x Goiás
Chapecoense x Cruzeiro
Cruzeiro x Fluminense

SORAIA PIVA / SUPERESPORTES

Tags: Campeonato Brasileiro cruzeiro completa liderança seriea