Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Flamengo derrota Vitória no Barradão por 2 a 1

Rubro-Negro venceu adversário fora de casa e confirmou a boa fase no campeonato

postado em 31/08/2014 20:48

Gazeta Press

Site oficial do Flamengo

O Flamengo continua se recuperando no Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na noite deste domingo, no Barradão, o Rubro-negro da Gávea derrotou o Vitória por 2 a 1, gols marcados por Marcelo e Alecsandro para a equipe carioca, descontando Caio para o time baiano. O resultado positivo fez a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo chegar aos 25 pontos e subir para a nona posição. O Vitória segue na lanterna da competição, com 15 pontos ganhos.

No reencontro do técnico Ney Franco com o Flamengo, a equipe carioca mostrou o quanto evoluiu após a saída do treinador. A equipe da Gávea teve domínio completo e poderia ter alcançado um resultado até mais expressivo, porque encontrou um adversário que não conseguiu se organizar defensivamente, nem mostrou qualidades ofensivas. E ainda desperdiçou um pênalti que poderia ter decretado, pelo menos, o empate. No final, a torcida vaiou muito os jogadores.

Na próxima rodada, o Flamengo receberá o Grêmio,no Maracanã. O Vitória vai encarar o Santos na Vila Belmiro.

O jogo

O primeiro momento de perigo foi criado pelo Vitória. Caio investiu pela direita, a zaga tentou cortar e a bola sobrou para Dinei, mas Wallace evitou a conclusão do atacante. O time dirigido por Ney Franco se postava de forma ofensiva, enquanto o Flamengo mostrava uma certa cautela, atuando com três volantes que quase não se aventuravam no ataque. Aos 11 minutos, o goleiro Paulo Victor saiu com precisão para cortar o cruzamento de Ayrton e impedir que a bola chegasse a Dinei.

O Flamengo criou sua primeira grande jogada, aos 14 minutos.Everton arrancou pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou pelo goleiro Fernández e explodiu na trave do Vitória. O time baiano deu a resposta no lance seguinte.Caio fez grande jogada para esquerda e cruzou para a entrada de Dinei que se esticou e, dentro da pequena área, tocou a bola para fora.

Aos 18 minutos, a equipe carioca teve outra boa chance para inaugurar o marcador. A defesa baiana se atrapalhou ao tentar aliviar o perigo e permitiu que Paulinho ficasse livre na área. O atacante tentou encobrir o goleiro do Vitória, mas encobriu o travessão.

A partir dos 20 minutos, o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo passou a se mostrar mais objetivo, embora continuasse com dificuldade para penetrar na defesa do Vitória. Aos 22, Alecsandro caiu pela direita e cruzou para Paulinho que tentou a bicicleta,mas o árbitro marcou falta do atacante.

O jogo caiu de ritmo e os dois times procuravam truncar a partida com muitas faltas. O Vitória desperdiçou uma grande oportunidade aos 28 minutos. Após cobrança de falta, vários jogadores da equipe baiana ficaram livres na área e Dinei conseguiu chutar para fora.

O Flamengo não perdoou e, aos 32 minutos, marcou o primeiro gol. Everton bateu escanteio e Marcelo subiu mais do que os zagueiros adversários para cabecear,sem defesa, para Fernández. Motivado pela vantagem, a equipe da Gávea quase chegou ao segundo gol, aos 36 minutos. Outra boa jogada de Everton que arrancou pela esquerda e cruzou para Alecsandro, mas o atacante chegou atrasado.

Sem outra alternativa, o Vitória partiu para o ataque e conseguiu marcar o gol do empate, aos 39 minutos. Ayrton cobra lateral para Caio, dentro da área. Cercado por três zagueiros, o atacante conseguiu bater de joelho na bola e encobrir o goleiro Paulo Victor.

Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e o Flamengo conseguiu desperdiçar uma boa oportunidade, logo aos três minutos. Após cruzamento da esquerda, Márcio Araújo recebeu na área e bateu para fora. Dois minutos depois, foi a vez de o goleiro Fernández salvar sua equipe, novamente em conclusão de Márcio Araújo. O goleiro defendeu dois chutes seguidos do jogador da equipe carioca e a bola ainda bateu na trave antes de sair.

Aos sete minutos foi a vez de Paulo Victor brilhar. Ele defendeu com os pés, uma cabeçada de Caio, livre na pequena área. Vanderlei Luxemburgo tentou tornar a sua equipe mais ofensiva e fez duas mudanças. O meia Gabriel entrou no lugar do volante volante Márcio Araújo, enquanto o meia-atacante Lucas Mugni entrou na vaga de Paulinho que voltou ao time depois de recuperado de problemas físicos e teve uma atuação apagada.

As mudanças fizeram o Flamengo retomar o controle da partida, enquanto o Vitória parecia preocupado apenas em manter o resultado, sem grande ambição ofensiva. Aos 18 minutos, Everton, o melhor do time,cruzou da esquerda e Lucas Mugni cabeceou para fora. O Flamengo continuava melhor em campo, e aos 22 minutos, Gabriel recebeu um passe em ótimas condições, mas chutou em cima do zagueiro Luiz Gustavo e desperdiçou a oportunidade de desempatar.

Aos 25 minutos, o Flamengo marcou o segundo gol. Um chute de Lucas Mugni acertou o braço de Juan,dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Alecsandro bateu e desempatou para a equipe carioca.

Aos 31 minutos, o Vitória teve a chance de empatar, quando Marcelo tocou com a mão na bola dentro da área, depois de cabeçada de Dinei. Juan bateu e Paulo Victor defendeu no canto esquerdo, para frustração da torcida. Foi o segundo pênalti consecutivo desperdiçado pelo lateral-esquerdo na competição. Nos minutos finais, o Flamengo passou a administrar o resultado, diante de um adversário sem condições de mudar a sorte da partida.