Futebol Nacional

RACISMO

Procuradoria do STJD denuncia atleta do Avaí por injúria racial contra atacante do Boa Esporte

Zagueiro Antônio Carlos pode pegar gancho de cinco a 10 partidas

postado em 01/10/2014 18:18 / atualizado em 01/10/2014 19:44

Redação /Superesportes

Reprodução/TV Globo
A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou, nesta quarta-feira, mais um caso de injúria racial no futebol brasileiro. Em partida da Série B do Campeonato Brasileiro, o atleta Antônio Carlos, do Avaí, chamou o adversário Franci, do Boa Esporte, de macaco e responderá pelo ato no STJD. A data do julgamento ainda não foi agendada, mas o zagueiro corre risco de suspensão por até 10 partidas e de receber multa que pode chegar a R$ 100 mil.

O novo episódio de injúria racial ocorreu na partida entre Avaí e Boa Esporte, pela 26ª rodada da Série B do Brasileiro. O lance ocorreu aos 39 minutos do segundo tempo, quando o placar apontava 1 a 0. Franci reclamou após perder uma disputa no ataque e cair. Logo depois de se levantar, quando os dois atletas ficaram próximos, Franci ouviu o que teria sido o xingamento do zagueiro adversário.

Em imagens de transmissão da partida é possível verificar o defensor do Avaí dizendo a frase: ‘Macaco do c* ”, durante uma discussão com o atleta Franci. Inconformado, o atleta ofendido registrou o Boletim de Ocorrência em uma delegacia após o fim da partida.

Por praticar ato discriminatório em razão de origem racial, Antônio Carlos foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva por infração ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena prevista para o artigo é de suspensão de cinco a 10 partidas, além de multa que pode chegar até R$ 100 mil.

Com informações da assessoria de imprensa da procuradoria-geral do STJD

Tags: avaí racismo serieb