Futebol Nacional

CAMPEONATO PARANAENSE

Operário 'assombra' Coritiba em cruzamentos e abre 2 a 0 na final do Campeonato Paranaense

Gols de Peixoto e Joelson garantiram triunfo para a equipe do interior em casa

postado em 26/04/2015 18:55 / atualizado em 26/04/2015 20:07

Divulgação/Coritiba

Quem fez a festa no Estádio Germano Krüger neste domingo foi o torcedor do Operário. Desafiando o favoritismo do Coritiba, o Fantasma assombrou a defesa alviverde com cruzamentos e venceu por 2 a 0 para conquistar vantagem na final. Peixoto e Joelson balançaram as redes.

O resultado permite ao Operário perder por até um gol de diferença a partir das 16 horas (de Brasília) do próximo domingo. O Coritiba precisa vencer por ao menos três gols para ser campeão no tempo regulamentar. A segunda final será no Couto Pereira.

Fez falta ao Coxa a presença do lesionado Raphael Lucas, que não saiu do banco de reservas. Poupado de alguns treinos durante a semana, o atacante chegou a criar expectativa de estar em campo ao ser relacionado por Marquinhos Santos. Quando o técnico optou por fazer mudanças no setor, porém, o escolhido foi Wallyson.

O jogo – Tão incômoda quanto à fumaça que dificultou o início do jogo foi a demora das equipes em engrenar na partida. Reservando um bom tempo para estudar o adversário, Operário e Coritiba só resolveram trocar ataques incisivos depois de meia hora. Enquanto isso sobrou empurrão para todo mundo após confusão envolvendo Wellington Paulista na área rival.

A despreocupação ofensiva chegou ao ponto de Juba ser lançado às costas da zaga do Coritiba e desperdiçar a jogada por não ter visto a bola. Do outro lado o Coxa criava sem muita dificuldade, mas levava nenhum perigo por errar o passe final.

Eis que aos 31 minutos o Fantasma resolveu assombrar em bola aérea. Aproveitando saída errada de Vaná, Peixoto aproveitou cruzamento para testar por cima do goleiro e abrir o placar. A defesa alviverde não aprendeu a lição e seguiu sofrendo com os levantamentos, e o erro custaria caro.

A festa que já era grande no Germano Krüger explodiu de vez quando Joélson recebeu bola cruzada na primeira trave e desviou para ampliar a vantagem do Operário. O time da casa não tinha criado quantidade de chances que explicasse os 2 a 0, mas foi efetivo quando o Coxa errou.

A exemplo do primeiro tempo, o Alviverde voltou do intervalo longe de ser efetivo. Por um momento apareceu melhor ofensivamente, mas sem criatividade suficiente para diminuir. Exemplo do desencontro do ataque coxa-branca foi um chute totalmente errado de Hélder aos sete minutos.

O Operário respondeu com Joelson aos 20, e só não ampliou porque o atacante foi flagrado em posição de impedimento. Pouco depois a torcida do Fantasma teve que segurar o grito de novo quando Ivan salvou bola certeira em cima da linha e impediu o terceiro.

Até o final o Fantasma foi superior, ficando cada vez mais perto de aumentar vantagem. Aos 44 Juba viu Vaná adiantado, arriscou de muito longe e por centímetros não assinou uma pintura para coroar a grande partida do Operário. De qualquer forma, os 2 a 0 deixam o time alvinegro em boas condições para visitar o Couto Pereira no próximo domingo.

Quadrangular do rebaixamento – Também na tarde deste domingo, o Nacional venceu o Rio Branco por 1 a 0 no Estádio Erich George. Com gol de Carlos Jr, o NAC abre três pontos de vantagem do concorrente e fica próximo de fugir do rebaixamento. A definição dos que caem fica para o próximo domingo.

OPERÁRIO 2 x 0 CORITIBA

OPERÁRIO
Jhonatan; Danilo Baia, Juan Sosa, Douglas Mendes e Peixoto; Chicão, Lucas, Pedrinho (Julinho) e Ruy (Washington); Juba e Joelson (Mateus Lima)
Técnico: Itamar Schülle

CORITIBA
Vaná; Norberto (Ivan), Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Helder, João Paulo e Cáceres (Wallyson); Wellington Paulista, Negueba e Keirrison (Pedro Ken)
Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Peixoto aos 31, e Joelson aos 39 minutos do primeiro tempo
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Data: 26 de abril de 2015, domingo
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistentes: Luiz Adelson Borgo e Pedro Martinelli Chistino
Cartões Amarelos: Juan Sosa, Danilo Baia (Operário); Negueba (Coritiba)

Tags: futnacional coritibapr