Futebol Nacional

MINEIRO 2013

Nacional informa à Federação Mineira que jogará Estadual 2013 em Patos de Minas

Clube deixará Nova Serrana por divergências políticas e jogará no estádio do Mamoré

postado em 20/11/2012 18:45 / atualizado em 20/11/2012 19:23

Divulgação/Esporte Clube Mamoré

De saída de Nova Serrana por divergências políticas, o Nacional jogará o Campeonato Mineiro de 2013 em Patos de Minas. Nesta terça-feira, a diretoria do clube informou à Federação Mineira de Futebol que mandará suas partidas no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, de propriedade do Mamoré.

O estádio do Sapo de Patos de Minas tem capacidade para 8.732 pessoas, segundo a FMF.

Antes de anunciar Patos de Minas como sua “nova casa”, o Nacional cogitava se transferir para Pouso Alegre. Mas, segundo o supervisor Altamir Gomes, essa possibilidade foi descartada pelo fato de a cidade do Sul de Minas não dispor de um estádio em boas condições para receber jogos do Campeonato Mineiro.

”O estádio de Pouso Alegre precisava de reformas e não tinha condições. Como tínhamos prazo para definir o mando de campo dos nossos jogos, resolvemos mandar as partidas para Patos de Minas”, esclareceu o dirigente ao Superesportes.

Com a escolha de Patos de Minas pelo Nacional, cabem a Araxá e Tombos confirmar os locais de seus jogos no Estadual 2013. Os estádios dos dois clubes, Fausto Alvim, em Araxá, e Campo da Tombense, em Tombos, estão em reforma, e precisam ter os laudos técnicos liberados até 14 de janeiro.

A alternativa do Araxá é o Uberabão, em Uberaba, e a do Tombense é o Ipatingão, em Ipatinga.

A polêmica saída do Nacional de Nova Serrana

A mudança de sede ocorrerá em função de divergências políticas. A cúpula do clube é ligada ao atual prefeito de Nova Serrana, Paulo Cesar Freitas, filiado ao partido (PDT) e que não conseguiu a reeleição.

Apesar de ter construído a Arena do Calçado (que leva o nome do senador Zezé Perrella), o prefeito Paulo Cesar Freitas é um dos responsáveis pela saída do Nacional de Nova Serrana. Quem acusa é o prefeito eleito, Joel Martins (PTB).

“O time do Nacional é do atual prefeito o Paulo Cesar Freitas e do senador Zezé Perrella. Eles não querem que o time permaneça em Nova Serrana puramente em razão de desentendimentos políticos. Como ele perdeu a eleição, não quer que o clube fique aqui na cidade”, afirmou Joel Martins.

Com a mudança do Nacional, o prefeito eleito vai negociar com outros clubes para trazer alguns jogos do Campeonato Mineiro para a cidade. Inaugurada neste ano, a Arena do Calçado, construída com dinheiro público ao custo de mais de R$ 3 milhões, pode ser palco apenas do futebol amador no ano que vem.

“Ele (Paulo Cesar Freitas) deveria ter planejado melhor. Gastou muito dinheiro no estádio e vai ajudar a tirar o time daqui agora”, disse. “Enquanto isso, a saúde ficou sucateada em Nova Serrana”, ataca Joel Martins.
Jair Amaral/EM

Paulo Cesar Freitas, que diz não ter ligação com o clube, rebate: “Eu trouxe o Nacional para cá e apoiei eles. O Nacional tem compromisso conosco até o fim deste ano. O clube não vai ficar porque o prefeito eleito não gosta de futebol. O filho dele (Joel Martins) já disse que pretende fazer uma pista de motocrross na Arena. Tenho uma boa relação com o presidente do Nacional e sei que ele gostaria de ficar. O problema é o prefeito que vai assumir”, disse.

Questionado sob o alto investimento feito na Arena do Calçado, Paulo Cesar Freitas acredita que o município já teve a contrapartida. “Nova Serrana teve o nome divulgado para todo o país. Foi uma exposição de mais de 30 horas de eventos transmitidos pela TV. Agora o que falta é vontade política do prefeito eleito”, afirma.

O presidente do Nacional disse que não foi procurado pelo prefeito eleito, mas também que não tentou nenhum movimento para ficar na cidade. "A obrigação é dele (Joel Martins) de me procurar", frisa Amarildo Ribeiro.

Já a assessoria do senador Zezé Perrella, em contato com a reportagem, informou que "ele sempre se esforçou para o desenvolvimento do futebol no estado, mas que nunca foi investidor no futebol do Nacional”.