Futebol Nacional

SÉRIE B

América vence a Ponte Preta e leva sonho do acesso para a última rodada da Série B

Depois de ser dominado no primeiro tempo, Coelho reagiu e fez um a zero

postado em 22/11/2014 18:24 / atualizado em 22/11/2014 20:24

Thiago Lemos /Estado de Minas

UEBER ROSARIO/FUTURA PRESS/ESTADAO

O América segue vivo na Série B, ainda sonhando com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O time mineiro superou a perda dos seis pontos pelo STJD, por escalação irregular de jogador, e chega à ultima rodada do campeonato ainda na briga pela vaga na elite. Neste sábado, jogando fora de casa e contra o vice-líder da competição, o Coelho bateu a Ponte Preta por 1 a 0, no Moisés Lucarelli, pela 37ª rodada.

O resultado deixou o Coelho com 58 pontos. O time mineiro está a apenas um ponto do quarto colocado, o Boa. Na rodada final, o time de Givanildo Oliveira recebe o Sampaio Corrêa, no Independência. O time precisa vencer para subir e contar com outros resultados favoráveis. Com a derrota, a Ponte continua em segundo lugar com 68 pontos. Como já tem garantida a ascensão à elite do futebol, a Macaca tenta o título, que seria o primeiro de sua história.

O jogo

A penúltima partida do Campeonato Brasileiro da Série B para o América e a Ponte preta teve cara de decisão. De um lado, os mineiros buscavam permanecer com chance de G4. Do outro, os paulistas queriam a vitória para lutar pelo título contra o Joinville.

Embalado por duas vitórias (Avaí e Luverdense), o Coelho partiu para cima logo no começo e quase marcou logo aos seis minutos com Renan Oliveira. A ofensiva apontava que o América sufocaria o rival, mas o primeiro tempo foi dominado pela Macaca, que teve ao menos quatro chances de marcar. Os paulistas só não saíram em vantagem na primeira etapa porque o goleiro João Ricardo estava impecável em campo.

No segundo tempo, o América, já de olho nos resultados dos rivais, voltou melhor e mais ofensivo. Ainda sim, o time não conseguiu entrar na defesa adversária. A Ponte continuava a criar chances de gol, principalmente com jogadas pela esquerda. Aos 16 minutos Givanildo tirou Renan Oliveira para a entrada de Mancini. A substituição deu resultado e o América abriu o marcador. O experiente armador lançou Gilson, que cruzou em direção à área adversária. O zagueiro Juninho tentou cortar e acabou marcando contra.

Primeiro tempo

Com as duas equipes buscando o resultado, a partida no Moisés Lucarelli começou truncada. O América teve a primeira grande oportunidade do jogo, logo aos seis minutos. Renan Oliveira chutou de fora da área e mandou uma bomba na trave.

A reação da Macaca veio aos 10 minutos com Roni. O atacante desceu pela em velocidade pela esquerda , invadiu a área e chutou de canhota. João Ricardo, seguro, barrou a bola. Dois minutos depois, novo ataque da Ponte. Cafú ficou com a com a sobra dentro da área e chutou com perigo. João Ricardo, em mais uma boa atuação, espalmou e mandou a bola para escanteio.

O América tentou levar alcançar novamente a meta dos paulistas, mas não voltou a levar perigo ao goleiro Roberto. A equipe mineira trocou muitos passes, mas lenta, era desarmada e não conseguiu furar a defesa da Ponte. Enquanto isso, a Macaca, mais ofensiva, continuou a dar trabalho ao goleiro do Coelho.

Aos 26 minutos a Ponte esteve muito perto de marcar. No entanto, João Ricardo mostrou que estava mesmo em tarde inspirada e fez a defesa mais difícil da partida. Roni recebeu na esquerda, se livrou do marcador e cortou para o meio da área. Depois de abrir espaço, ele mandou a bola no ângulo esquerdo da meta americana. De mão trocada, o goleiro americano espalmou para escateio.

Segundo tempo

A Macaca voltou partindo para cima do América e em menos de dois minutos subiu duas vezes ao ataque. O Coelho reagiu e, aos três, quase marcou em jogada de contra-ataque. Após o ataque da Ponte, o Coelho saiu em velocidade e Obina recebeu e soltou uma bomba, mas a bola parou novamente na trave, desta vez do lado direito.

Os paulistas continuaram no ataque explorando principalmente as jogadas pela esquerda. Melhor no segundo tempo, o América também subiu para o ataque, mas não foi eficiente nas finalizações.

Aos 16 minutos o técnico Givanildo fez a primeira alteração na equipe. Renan Oliveira saiu para a entrada de Macini. Em seguida, o lateral Raul foi sacado e o zagueiro Renato Santos assumiu o posto. Na Ponte, Renato Cajá deu lugar a Thomás. A última troca no Coelho aconteceu com a saída de Guerreio e entrada de Thiago Santos. As substituições deram resultado e gol saiu aos 26 minutos.

O gol A jogada começou no meio de campo com um belo passe de Gilson para Mancini na esquerda. O meia devolveu na área para Gilson, que cruzou para Obina. O lateral Juninho tentou cortar, mas acabou mandando a bola para os fundos do próprio gol.

Aos 37 minutos a Ponte quase empatou. Rafael Costa deixou Cafu livre e o atacante tentou um chute cruzado. Mais uma vez, o goleiro João Ricardo ficou com a boa. Em seguida, Obina ainda teve chance de liquidar a partida, mas desperdiçou depois de receber a bola dentro da área. O atacante do Coelho ainda pediu pênalti, mas o arbitro não assinalou.

PONTE PRETA 0 X 1 AMÉRICA

PONTE PRETA
Roberto; Rodinei, Tiago Alves, Gilvan e Juninho; Adilson Goiano (Natan), Fernando Bob, Roni (Rodolfo) e Renato Cajá (Thomás); Cafu e Rafael Costa
Técnico: Guto Ferreira

AMÉRICA-MG
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul (Renato Santos); Leandro Guerreiro (Thiago Santos), Andrei Girotto, Renan Oliveira (Mancini) e Gilson; Willians e Obina
Técnico: Givanildo Oliveira

Gol: Juninho (contra), aos 26min do segundo tempo
Motivo: 37ª rodada da Série B do Brasileiro
Data: sábado, 22/11/2014
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Mattos (BA/FIFA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: Andrei Girotto, Gilson, Vitor Hugo, Leandro Guerreiro e Raul (AME); Thomás e Fernando Bob (PON)