Futebol Nacional

PE2015

Santa Cruz e Sport ainda têm ataques indefinidos para o clássico na estreia do Pernambucano

Ricardinho e Baptista não cravaram quem serão as peças do setor ofensivo

postado em 28/01/2015 08:23 / atualizado em 28/01/2015 09:24

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

DP/D.A Press
A três dias do Clássico das Multidões, Santa Cruz e Sport ainda não definiram as peças dos seus respectivos ataques para a estreia do estadual. No Leão, Elber e Régis brigam por uma posição no setor. Samuel e Joelinton, por outra mais à frente. Apenas Diego Souza tem “cadeira cativa” na formação do técnico Eduardo Baptista, com três homens de frente. No Tricolor, Anderson Aquino e Bruno Mineiro, os últimos reforços que chegaram no Arruda, podem tomar os lugares de Waldison e Betinho. Mas as dúvidas estão no ar.

Santa Cruz

Waldison e Betinho formaram o ataque titular do Santa Cruz no jogo-treino contra o Agap, em Chã Grande, e nos amistosos contra Zalgiris Vilnius e Campinense-PB. Mas a dupla tende agora a figurar no banco de reservas na estreia do Campeonato Pernambucano. Para enfrentar o Sport no próximo sábado, Anderson Aquino e Bruno Mineiro têm mais chances de serem os titulares. O segundo foi apresentado, no Arruda. Garantiu que já está na forma física ideal para jogar. Aguarda apenas uma regularização do nome dele na CBF, que deve sair até sexta-feira, para ficar, de fato, à disposição do técnico Ricardinho.

Bruno Mineiro, portanto, deverá ocupar o posto do centroavante Betinho, que não agradou a torcida nas duas partidas preparatórias no Arruda. Saiu vaiado de ambas. O novo reforço garantiu que está 100% fisicamente e ansioso para poder estrear, mesmo sem ainda ter atuado junto ao resto do time. "A gente sempre tem que estar pronto para jogar. Eu estava fazendo a pré-temporada no Atlético Paranaense (clube detentor de parte dos seus direitos econômicos) e na questão física estou tranquilo. Só preciso resolver a minha documentação. Clássico é a melhor hora para estrear. Já joguei os clássicos daqui (do Recife) e sei como são importantes”,  falou o atacante - que acumula passagens pelos rivais Náutico (2009) e Sport (2011).

Aquino, por sua vez, agradou em meia partida que jogou. Foi acionado no segundo tempo do último amistoso e bastaram dois minutos em campo para fazer um gol e dar mais mobilidade ao ataque. Disputará ainda a cada treino a vaga com Waldison. Contudo, o seu concorrente saiu atrás na disputa por causa de uma problema clínico. Não treinou, nessa terça-feira, devido a um desconforto na coxa direita e ainda será reavaliado pelo departamento médico, nesta quarta. Se ele não for pela parte técnica, pode ficar de fora também por conta da questão clínica.

Sport

O técnico Eduardo Baptista tinha no seu planejamento chegar à última semana de trabalhos da pré-temporada com o time pronto. “Durante esta semana vamos começar a trabalhar a equipe titular com maior objetividade visando a estreia contra o Santa Cruz”, afirmou na segunda-feira. Nessa terça, porém, notou-se que o treinador ainda não tem a equipe definida em mente para a estreia no estadual, sábado, contra o Santa Cruz. Duas dúvidas daquelas ditas “positivas”, que ainda enchem a mente do treinador com interrogações. Ambas são no ataque.

A equipe que começou os treinos com: Magrão; Alex Silva, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely; Rodrigo Mancha, Danilo, Diego Souza e Elber; Samuel. Ainda aguardando os trâmites finais que cercam uma transação internacional, o meio-campista Diego Souza tem vaga garantida no time. É ele e mais dez, não esconde o treinador. Sendo assim, restam duas vagas no setor ofensivo do Leão. Duas vagas para quatro. Na disputa mais acirrada estão Elber e Régis por uma vaga na ponta direita.

Recém-chegado do Cruzeiro, Elber jamais treinou fora do time titular. Tem agradado nos treinamentos e também no amistoso contra o Nacional-URU. Começou o trabalho tático de ontem na equipe principal. Não durou muito tempo e Eduardo, deixando transparecer suas dúvidas, logo o preteriu por Régis, que seguiu até o fim do trabalho entre os titulares.

Para a função de centroavante, uma situação parecida. Samuel e Joelinton estão na disputa. O primeiro sai na frente por já ter sido titular frente ao Nacional e o principal: feito gol. Começou o treino de ontem como titular, mas no decorrer dos trabalhos, Joelinton entrou na sua vaga. O prata da casa começou o ano como titular, mas, após sofrer com uma amigdalite, perdeu a vaga nos treinos para Samuel. Nesta quarta-feira, a equipe volta aos trabalhos em dois turnos.