Futebol Nacional

CLÁSSICO

Eduardo Baptista e Ricardinho adotam estratégias diferentes para Sport e Santa antes do clássico

Técnico tricolor optou pelo mistério, ao contrário do treinador rubro-negro

postado em 29/01/2015 10:00 / atualizado em 29/01/2015 14:39

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco , Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press e Paulo Paiva/DP/D.A Press
Eduardo Baptista costuma ser transparente. Nunca deixou de ser objetivo ao divulgar as escalações do Sport. Em quase um ano no comando do Rubro-negro, nunca fez um treino fechado. Ainda com dúvidas na escalação para o clássico contra o Santa Cruz, vai mostrar, nesta quinta-feira, o time para a estreia do estadual. Ricardinho é o oposto dele. Gosta do mistério. Do enigma. O passado como jogador lhe ensinou a se blindar. Vai fechar o treino do Tricolor. Quer surpreender os rivais de alguma forma no sábado.

SANTA CRUZ Em todos os times que treinou, Ricardinho sempre prezou pelos treinos secretos. Não seria diferente no Santa Cruz. Nesta quinta-feira, o técnico tricolor vai promover o seu primeiro trabalho fechado no estádio do Arruda. Não deve também ser o último. A proximidade com o clássico contra o Sport fez o comandante adotar o mistério desde já. Além de ter solicitado o fechamento dos portões do José do Rêgo Maciel para torcedores e para a imprensa, ainda proibiu que qualquer imagem do aquecimento fosse feita, como costumeiramente é permitido. De quebra, vetou até as entrevistas dos seus jogadores.

Os atletas corais aprovam a política de esconder o jogo. Nem tanto para a definição da escalação, já que, pelo menos, uma “espinha dorsal” da equipe já existe. Mas, sobretudo, para treinar jogadas e ensaiar mudanças de esquema. “Acho que faz parte do futebol. Tudo se decide em detalhes. Criar um fator surpresa, uma dúvida no adversário, sempre é válido. Se há como usar esses artifícios, vamos usar”, avaliou Léo Veloso. “É necessário. Como temos um time novo, montado agora podemos surpreender de alguma forma”, endossou Danny Morais.

Embora queira fazer mistério, Ricardinho tem dado pistas de como vai ser a escalação. A defesa está formada. Bruno foi chamado para uma conversa junto a todas as peças do sistema defensivo num indício que será o novo goleiro coral. Com João Paulo machucado no joelho esquerdo, Thiaguinho e Pedro Castro devem ser os responsáveis pela armação. Já no ataque, Waldison, Bruno Mineiro e Betinho brigam por uma vaga, embora esse último tenha sido titular no treino de quarta ao lado de Anderson Aquino. Waldison faz reforço muscular, não treinou com bola pelo segundo dia seguido e saiu atrás na disputa pela vaga.

SPORT
Eduardo Baptista vai completar um ano à frente do Sport nesta sexta-feira. Tem 67 jogos no comando do time e nunca fez nenhum treino secreto. Conseguiu os títulos do Estadual e do Nordeste em 2014 sem mistérios. Só não confirmou a escalação com antecedência em casos pontuais, sempre pela ausência de um ou outro jogador preponderante. Seguindo a linha de trabalho, em mais uma semana de clássico, o treinador volta a escancarar os portões do CT rubro-negro para todos. Assistir ao treino do Leão hoje à tarde, porém, não irá significar saber o time que começará jogando contra o Santa Cruz.

Eduardo Baptista tem algumas insistentes interrogações para o ataque. Joelinton, Samuel, Régis e Elber brigam por duas vagas. “Ele ainda não nos passou o time, hoje (quarta-feira) deu mesclada e acho que está com dúvidas, sim”, disse Samuel, que ontem treinou aberto pela ponta direita, em vez de mais centralizado, como foi no amistoso contra o Nacional-URU. A mudança de posicionamento esboçada, com Samuel pelos lados, já pode ser um sinal de que Joelinton tem a preferência do treinador como centroavante.

As últimas dúvidas do treinador leonino deverá ser sanada hoje. Embora o time esteja bem desgastado por uma semana de treinou puxados, é possível que Baptista comande um treino coletivo para sanar as últimas dúvidas. Durante toda esta semana, o técnico investiu em treinos táticos e de posicionamentos.
No mais, o restante da escalação está definida. O time para sábado tem a base pronta com: Magrão; Alex Silva, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely; Rodrigo Mancha, Danilo, Diego Souza, Samuel (Régis ou Elber); Joelinton. Vale ressaltar que Diego Souza ainda aguarda a regularização.