Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Grêmio e Fluminense se enfrentarão na Copa do Brasil pela sexta vez

Sorteio na sede da CBF definiu os duelos das oitavas; veja os outros confrontos

postado em 20/04/2017 12:22 / atualizado em 20/04/2017 15:21

A Copa do Brasil terá um de seus duelos mais comuns nas oitavas de final. O sorteio realizado nesta quinta-feira (20/4), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que Grêmio e Fluminense se encontrarão no mata-mata pela sexta vez nos últimos 18 anos.

Nelson Perez/Fluminense
O retrospecto no choque de tricolores é ligeiramente favorável ao Grêmio, que eliminou o Fluminense em 2001 (oitavas), 2004 (oitavas) e 2010 (quartas). O time carioca deu o troco em 2005 (oitavas) e 2015 (quartas).

O Grêmio é líder do Grupo 8 da Libertadores, com seis pontos em duas partidas, e fará um jogo importante nesta quinta-feira contra o Guaraní, em Assunção (Paraguai). No Campeonato Gaúcho, é semifinalista, e precisará vencer o Cruzeiro-RS para avançar à decisão, contra Caxias ou Internacional.

Nas quatro fases anteriores da Copa do Brasil, o Fluminense eliminou Globo-RN, Sinop-MT, Criciúma e Goiás. No Campeonato Carioca, é semifinalista, e enfrentará o Vasco no sábado, no Maracanã, para tentar ir à decisão.

As datas

O pote A, com os cabeças de chave, foi composto com as oito equipes que estão na Copa Libertadores. O pote B reuniu os cinco classificados da última fase da Copa do Brasil, além de Atlético-GO (campeão da Série B em 2016), Paysandu (Copa Verde) e Santa Cruz (Copa do Nordeste).

As datas dos confrontos ainda não foram divulgadas pela CBF. O calendário da entidade prevê seis semanas para a definição das oitavas de final: 26 de abril, 3 de maio, 10 de maio, 17 de maio, 24 de maio e 31 de maio. O calendário será montado evitando as partidas da Libertadores e da Copa do Nordeste, também disputadas no meio de semana. O caminho das quartas de final não está definido: os oito classificados serão colocados no mesmo pote e um novo sorteio será feito.

Os confrontos

Santa Cruz x Atlético-PR*
Grêmio x Fluminense*
Flamengo x Atlético-GO*
Palmeiras x Internacional*
Botafogo x Sport*
Santos x Paysandu*
Cruzeiro x Chapecoense*
Paraná x Atlético-MG*
*Times que decidem as oitavas em casa