Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Sorteados os grupos da Copa do Nordeste 2015

Evento foi realizado no Recife, na noite desta quinta-feira

postado em 18/09/2014 22:52 / atualizado em 19/09/2014 00:41

João de Andrade Neto /Superesportes

DP/D.A. Press
Em um evento que reuniu dirigentes, ex-jogadores e imprensa de toda a região, foram sorteados nesta quinta-feira, em uma casa de recepções no bairro de Apipucos, no Recife, os grupos da Copa do Nordeste 2015. Cabeças de chave, Sport e Náutico caíram em grupos considerados fáceis na primeira fase. O Leão, atual campeão da competição, terá pela frente na chave B, Sampaio Corrêa, Coruripe e Socerrense-SE. Já o Timbu terá como primeiros adversários no Grupo C o também pernambucano Salgueiro, além de Moto Club e Piauí, ambos estreantes na competição. Pela primeira vez, agremiações de Maranhão e Piauí participarão da disputa.

A competição, que tem início no dia 4 de fevereiro, classificará para as quartas de final os campeões de cada grupo além dos três melhores segundos colocados. A partir da segunda fase, a competição será disputada em mata-mata até a decisão. A tabela dos jogos será divuilgada em até 20 dias.

Entre as curiosidades dos grupos, a realização de apenas um clássico estadual na primeira fase, entre Ceará e Fortaleza, ambos integrantes do Grupo C, considerado o mais forte e que conta ainda com Botafogo-PB e River-PI.

Além do sorteio dos grupos, também foi divulgada a seleção da última edição da Copa do Nordeste. Campeão da competição, o Sport forma a base do time, com seis atletas: o goleiro Magrão, o lateral-direito Patric, o zagueiro Durval e o lateral-esquerdo Renê (também escolhido a revelação), o volante Rithely e o atacante Neto Baiano (eleito o craque), além do técnico Eduardo Baptista. Do Santa Cruz, apenas o volante Luciano Sorriso, que já deixou o clube, foi eleito. Nenhum atleta do Náutico foi lembrado.

Marin
Presente a cerimônia, o presidente da CBF, José Maria Marin, elogiou a Copa do Nordeste e abriu a possibilidade de outros regionais voltarem ao calendário do futebol nacional. “Acho que outras competições podem existir, A Copa Verde (que reúnem os times da região norte) é fruto do sucesso da Copa do Nordeste. Acho que precisamos sempre procurar aprimorar porque o sucesso de uma competição como essa ajuda até mesmo na renovação da seleção brasileira”.

Além disso, em anunciou não previsto na cerimônia, o mandatário revelou que a CBF oferecerá ao campeão da Copa do Nordeste um prêmio extra de R$ 1 milhão. Com isso, o time que levantar a taça deverá embolsar aproximadamente R$ 3,2 milhões.

No entanto, nem tudo foi festa, Do lado de fora da casa de eventos, um grupo de torcedores distribuíam panfletos e estenderam faixas contra a distribuição das cotas de televisão do Campeonato Brasileiro.

Os grupos

Grupo A
Vitória-BA
América-RN
Confiança-SE
Serrano-BA

Grupo B
Sport
Sampaio Corrêa
Coruripe-AL
Socorrense-SE

Grupo C
Náutico
Salgueiro
Moto Club-MA
Piauí

Grupo D
Ceará
Fortaleza
Botafogo-PB
River-PI

Grupo E
Bahia
CRB-AL
Campinense-PB
Globo-RN

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2014/09/18/931/20140918214600569523o.jpg', 'id_content': 2911604L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/futebol-nacional/2014/09/18/galeria_futebol_nacional,931/lancamento-e-sorteio-da-copa-do-nordeste-2015.shtml', 'titulo_destaque': 'Lan\xe7amento e sorteio da Copa do Nordeste 2015', 'id_pk': 931L, 'id_conteudo': 2911604L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Lan\xe7amento e sorteio da Copa do Nordeste 2015', 'id_treeapp': 35, 'descricao_destaque': 'Cobertura do sorteio dos grupos da Copa do Nordeste de 2015. Pernambuco \xe9 representado por N\xe1utico, Sport e Salgueiro. Os dois times do Recife s\xe3o cabe\xe7as de chave. Nesta nova edi\xe7\xe3o, o torneio conta com 20 clubes, tendo a inclus\xe3o de times do Maranh\xe3o e Piau\xed ', 'schema': 'foto_12711703576'}