Futebol Nacional

CERVEJA

Votação sobre liberação de venda de bebidas alcóolicas nos estádios é adiada

Com adiamento, deputados só devem votar o projeto em 2015

postado em 16/12/2014 15:54 / atualizado em 16/12/2014 17:48

João de Andrade Neto /Superesportes

Thiago Neuenschwander/DP/D.A Pre
O polêmico projeto de lei que prevê a liberação da venda de bebidas alcóolicas nos estádios de Pernambuco, que estava parado desde 2012, enfim entrou na pauta de votação da Assembléia Legislativa nesta terça-feira. Porém, ainda não foi dessa vez que o assunto foi debatido entre os deputados. A pedido do deputado Clodoaldo Magalhães, a análise do tema foi adiado. Isso porque a proposta ainda não passou pela análise da comissão de saúde, da qual Clodoaldo faz parte. Com isso, dificilmente o assunto voltará ao plenário ainda este ano. Isso porque os trabalhos na Alepe seguem apenas ate esta semana, quando se inicia o recesso de fim de ano. Não há prazo para a análise da comissão.

Até o momento, o projeto que prevê a liberação da venda de bebidas alcóolicas foi aprovada por quatro comissões, entre elas a de Constituição, Legislação e Justiça, única que poderia engavetar a proposta. Por outro lado, a proposta, de autoria do deputado Antônio Moraes, teve parecer contrário da comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.

Outro indício de que o projeto só será votado em 2015 é a própria posição do deputado Clodoaldo Magalhães, contrária a liberação da venda de bebidas. "A comissão de Saúde ainda não tem um parecer para apresentar. Então o plenário não poderia deliberar sem um parecer de uma comissão extremamente importante como a de Saúde, que está totalmente afeita a matéria, já que o excesso de álcool implica em danos a saúde", destacou o deputado.

"Acredito que agora o projeto só será votado na próxima legislatura. Mas o próprio Antônio Moraes, autor da proposição, vai continuar na casa. Do contrário o projeto seria arquivado. Assim, a proposta volta a casa e as discussões e poderá ser discutido novamente", pontuou. "Sou contra a liberação da venda de bebidas alcoólicas. Fui contra há três anos e continuo com a mesma posição. Houve uma diminuição significativa nos casos de violências nos estádios nesse período", argumentou.