Futebol Nacional

SÉRIE B

Santa Cruz e Náutico possuem apenas 2% de chances de subirem juntos para a Série A de 2016

Com duas vagas no G4 praticamente definidas, pernambucanos desafiam a matemática

postado em 08/10/2015 09:30 / atualizado em 08/10/2015 10:22

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
Escolha um lado no cara ou coroa. Jogue a moeda para cima cinco vezes. Qual a chance de, em todas, ela cair com o lado que você escolheu? Agora pegue um dado. Opte por um número e arremesse-o duas vezes. Qual a probabilidade do algarismo escolhido ficar com a face para cima em ambas? Difícil? Pois acredite, nas duas situações, a chance da sorte estar ao seu lado é maior que a possibilidade matemática de Santa Cruz e Náutico subirem juntos para a Série A. O que só comprova o grau de importância do clássico entre os rivais, no próximo dia 17, no Arruda.

O Superesportes procurou o matemático gaúcho Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, especializado em projeções envolvendo o futebol, para saber as chances de acesso da dupla pernambucana. E os números ligam o sinal de alerta. De acordo com Garcia, dentro do atual cenário, a maior possibilidade é de tricolores e alvirrubros permanecerem juntos na Série B, com 54% de probabilidade. Ou seja, a chance de pelo menos um dos dois (independentemente de qual seja) alcançar o objetivo é de 46%, sendo que desse percentual, 44% é referente ao acesso apenas de um, enquanto ínfimos 2% representam a chance de uma festa em conjunta ao final da competição.

Vale lembrar que para efeito de cálculo, o matemático leva em considerações alguns fatores esportivos como mando de campo e dificuldade dos adversários nos jogos que restam.

“Uma vaga praticamente já é do Botafogo (99% de chance), enquanto outra está bem encaminhada para o Vitória (90%). Para que os dois pernambucanos subam juntos é preciso que tudo dê certo para as duas vagas. O problema é que como o Náutico se atrasou, uma reação pode atrapalhar a subida do Santa. E o fato de ainda haver um confronto entre eles ajuda a explicar essa pequena chance de acesso de ambos. O pior resultado no clássico é o empate”, explicou Tristão, antes de completar. “Porém, é bom lembrar que essa é a situação de hoje. Quem pode mudar esse cenário são os jogadores dentro de campo.”

As chances dos clubes que brigam pelo acesso,
segundo o matemático Tristão Garcia


99%
Botafogo

90%
Vitória

73%
América-MG

37%
Santa Cruz

32%
Paysandu

24%
Bahia

12%
Sampaio Corrêa

11%
Bragantino

10%
Náutico

9%
Luverdense

3%
CRB

 

Fonte: Professor Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, especializado em projeções matemáticas

Respostas
A chance de uma moeda cair com a mesma face para cima cinco vezes seguidas no cara ou coroa é de 3,12%. Já a possibilidade de um mesmo número no dado ficar virado para cima, após dois arremessos seguidos é de 2,77%

O teste do balde
Em um balde com 10 bolas iguais e misturadas, sendo uma representando o Náutico e outra o Santa, a chance de, com os olhos vendados, retirar, na primeira tentativa, uma bola de um dos times e, na segunda, a do outro é de 2,22%.