Futebol Nacional

NORDESTÃO

Juntos no mesmo grupo, Santa Cruz e Náutico protestam contra possibilidade de vaga do Ceará

Alvinegro cearense deve herdar vaga do Uniclinic no Grupo A, que também conta com o Campinense na chave que pode se tornar a mais acirrada da competição

postado em 04/10/2016 22:09 / atualizado em 05/10/2016 10:33

João de Andrade Neto /Superesportes

João de Andrade Neto/DP
João Pessoa - Tricolores e alvirrubros não esconderam o descontentamento com o sorteio dos Grupos da Copa do Nordeste 2017. Não apenas pelo fato de terem que se enfrentar logo na primeira fase, já que estão juntos na chave A. O maior motivo da insatisfação dos diretores de Santa Cruz e Náutico presentes ao evento foi a indefinição do segundo representante do Ceará na competição e que também caiu no Grupo, assim como o Campinense, campeão em 2013 e vice este ano.

Inicialmente, a vaga seria do Uniclinic, vice-campeão cearense, mas que abriu mão de participar do torneio alegando "problemas financeiros". Mesmo argumento usado por Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro, que pela ordem, teriam direito à vaga em aberto e também refutaram. Assim, o Ceará deve ser o representante, o que tornaria a Grupo A como o "da morte".

A alegação de tricolores e alvirrubros é pela distorção de forças nas chaves. Isso porque, se fosse incluído no sorteio, o Ceará estaria no pote dos cabeças de chave, por conta do ranking da CBF. Mas caso herde a vaga, entrará como representante do pote quatro, destinado aos times de pior ranqueamento.

Antes mesmo do sorteio, o vice-presidente do Santa, Constantino Júnior, havia definido a inclusão do Ceará como uma "virada de mesa". "A gente fica incrédulo de saber como um time que não disputa a Copa do Nordeste vai disputar o Campeonato Cearense, que não tem 10% da cota a que ele teria direito. Vamos aguardar que a CBF e a Liga do Nordeste se manifestem, mas o que a gente torce é pelo princípio da igualdade e da justiça e certamente o Uniclinic deve participar da competição", afirmou Constantino, que, no entanto, descartou acionar a Justiça.

"Se for confirmado a entrada do Ceará é uma virada de mesa e isso não combina com a competição que tem crescido. Caímos no grupo mais difícil, sem dúvida alguma. Isso gera uma distorção já que pelo regulamento há mais chances de um time em um grupo mais fácil se classificar como segundo colocado. Não vamos levar isso para a Justiça, mas vamos protestar formalmente", disse.

Por sua vez, o representante do Náutico no sorteio, Sérgio Lopes, adiantou que o clube irá se reunir com o departamento jurídico para saber qual posição irá tomar, caso o Ceará entre no Nordestão, em 2017. "Como é que o Uniclinic, faltando dois dias para o sorteio da competição, pede para não participar, se teve cinco meses para pedir isso?", indagou o dirigente timbu. "O Náutico é totalmente contra esse processo. Vamos sentar coma diretoria e o jurídico e ver o que vamos fazer", encerrou.

Confira os grupos da Copa do Nordeste


Grupo A: Náutico,Santa Cruz, Campinense, 2º clube do Ceará (a definir)

Grupo B: Bahia, Fortaleza, Moto Club (MA), Altos (PI)

Grupo C: Sport, Sampaio Corrêa, River (PI), Juazeirense (BA)

Grupo D: ABC, CRB, CSA, Itabaiana (SE)

Grupo E: Vitória-BA, América-RN, Botafogo-PB, Sergipe